Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Sexta-feira,
4 de Abril
Vamos em Frente

Falta de planejamento e controle financeiro pode levar empresas à falência, afirma especialista

Separar finanças pessoais e empresariais evita grandes problemas financeiros

Por Redação T5 Publicado em
Whats App Image 2025 03 31 at 08 54 22
No Conexão Clube Tambaú, Vinnie de Oliveira fez alerta importantes para empreendedores (Foto: Ricardo Félix/ Clube FM)
ouça este conteúdo

No Conexão Clube Tambaú desta segunda-feira (31), o empresário e consultor financeiro Vinnie de Oliveira abordou um problema recorrente entre empreendedores: a mistura de dinheiro pessoal e empresarial, prática que pode resultar em sérios prejuízos financeiros. Durante a conversa, Vinnie destacou a importância de separar as finanças da empresa das pessoais para garantir a saúde financeira do negócio.

O especialista alertou que 48% das empresas no Brasil fecham por questões financeiras, com as principais causas sendo falta de planejamento financeiro e controle inadequado de fluxo de caixa. "Muitos empreendedores acreditam que o dinheiro que entra no caixa da empresa é todo lucro e acabam retirando tudo para uso pessoal", disse Vinnie. Ele enfatizou que, ao fazer isso, o empresário compromete o funcionamento e a continuidade da empresa.

Uma das principais recomendações de Vinnie foi o estabelecimento de um salário fixo para o empreendedor, denominado prolabore, e a criação de um controle financeiro rigoroso. O uso de ferramentas simples, como planilhas ou até cadernos, pode ser a chave para evitar que o fluxo de caixa seja comprometido. "É preciso anotar tudo: o que entra e o que sai", orientou.

Além disso, Vinnie falou sobre a importância de manter uma distinção clara entre os gastos pessoais e os da empresa. Ao misturar os recursos, o empreendedor coloca sua saúde financeira em risco, além de complicar a declaração de impostos, o que pode gerar custos adicionais com a Receita Federal.

Outro ponto importante abordado foi o risco do uso do crédito de forma descontrolada. "Quando você começa a pegar empréstimos para cobrir os custos do negócio, sem ter um planejamento adequado, a empresa começa a entrar numa bola de neve financeira", alertou.

No programa, Vinnie também discutiu o impacto de falhas financeiras no futuro das empresas. "Mais de 2,5 milhões de empresas no Brasil quebraram no ano passado, e o principal motivo não é o governo, mas a falta de visão do empreendedor", afirmou.



Relacionadas
noscript