Do Litoral ao Sertão: os caminhos percorridos pelo sinal da TV Tambaú
Equipe composta por Ewerton Correia, Asafe Pacheco e Genilson Clemente percorreu o estado do Litoral ao Sertão.
São 30 anos levando história a partir dos registros do cotidiano. É em João Pessoa que a magia começa, com a transmissão do sinal - replicado do Litoral ao Sertão. A trajetória da TV Tambaú é a do povo da Paraíba. Nem do alto da nossa maior torre seria possível ter a dimensão do que é chegar até a casas de ponta a ponta do estado.
No programa especial desta quinta-feira (5), uma reportagem de Ewerton Correia mostrou as belezas e detalhes de cidades que figuram no cenário de protagonismo. Foram refeitos os caminhos que o sinal da emissora abrange.
E no começo da viagem, nem o céu nublado foi capaz de esconder as belezas do caminho. Do orvalho da manhã ao verde da lavoura. O homem do campo e o gado no pasto. De João Pessoa à Guarabira, muita luz. É na rainha do Brejo que a padroeira da cidade abre os braços para ver a população dobrar, triplicar. A festa da luz é um regalo ao público, que vem de todos os cantos para aproveitar os festejos do sagrado ao profano.
Caminhos da Paraíba | Foto: Reprodução / TV Tambaú
“Guarabira, especificamente, tem uma parceria muito bacana com a TV Tambaú. Em breve queremos ampliar essa parceria fazendo voltar ao ponto máximo, que é a Festa da Luz”, disse Marcos Diogo, prefeito da cidade.
Para a deputada estadual Camila Toscano, a TV Tambaú “é a TV que tem feito um trabalho diferenciado, sobretudo na minha região transmitindo ao vivo a nossa Festa da Luz. Sempre com programas de interesse para todos nós, com reportagens, matérias, entretenimento”.
Para Dona Lúcia, telespectadora assídua, a TV Tambaú é uma companhia importante. “Sempre gosto de assistir porque principalmente tem o noticiário que fala sempre sobre a chegada de vacinas. Tenho filhos de todas idades e preciso acompanhar para ficar atenta sobre os dias e os momentos das vacinas. Adoro assistir a TV Tambaú”, completou. E o sonho de Lúcia é assistir na TV Tambaú “a notícia de que a pandemia chegou ao fim”.
Do Brejo ao Agreste, a viagem seguiu para Campina Grande - que acolhe ao som do forró enquanto se prepara para o Maior São João do Mundo. A segunda maior cidade da Paraíba, neste momento oferece uma pirâmide do Parque do Povo sem enfeites, sem festejos. O cenário atual – provocado pela pandemia – é bem diferente dos tempos de transmissão do maior festejo junino do Brasil, destaque na tela da TV Tambaú.
“Chegar aqui e ver a pirâmide nesse estado… pra nós, quadrilheiros, é a sensação de nudez. Ela marca muito o povo de Campina Grande”, disse Virgulima de Campina - gerente de Turismo e quadrilheiro.
Cerca de 180 km separam Campina Grande do Sertão – mais precisamente Patos, a morada do sol. Nas lentes de Asafe Pacheco, cores desenham o cenário típico da região ‘mais quente’ do estado. Lá, durante cinco anos, a concha acústica da praça Edvaldo Mota foi cenário para o programa ‘Festa na Roça’. Por lá, o sentimento é de que capital e Sertão são uma coisa só.
A estudante Ranykelly Revely lembra que a comemoração faz parte da vida dos moradores da cidade. “Das diversões da equipe à programação: sinto falta. Em casa, todos os dias nós assistimos”, exclamou.
Bandeira da Paraíba | Imagem: Reprodução / TV Tambaú
Patos também já teve programação diretamente do Sertão. O caso de Polícia Interior colocou a cidade no ar para toda região. São muitas histórias pra contar. As memórias são um recorte da história de elo entre a TV Tambaú e o povo da Paraíba.
Assista