Brasil retira exigência de visto para turistas do Qatar
O acordo recíproco foi assinado durante encontro com o emir do Qatar, Tamin Bin Hamad al Thani, nesta segunda (28), no Palácio Real, em Doha. O Qatar tem 2,6 milhões de habitantes.
NATASHA BIN
DOHA, QATAR (FOLHAPRESS) - Assim como fez na China, o presidente Jair Bolsonaro isentou a população do Qatar de visto para viagens de turismo, trânsito e negócios ao Brasil.
+ Morre o ator e diretor Jorge Fernando
+ Conheça os primeiros sinais da doença que matou Jorge Fernando
O acordo recíproco foi assinado durante encontro com o emir do Qatar, Tamin Bin Hamad al Thani, nesta segunda (28), no Palácio Real, em Doha. O Qatar tem 2,6 milhões de habitantes.
+ Suspeito de provocar acidente que deixou quatro feridos é preso após teste do bafômetro
+ João Pessoa tem 363 vagas de trabalho abertas nesta semana; veja a lista
No entanto, os brasileiros já tinham direito à dispensa de visto para entrar no Qatar e permanecer lá por até 30 dias, prorrogáveis por mais 30.
Além da liberação de visto, os líderes dos dois países assinaram acordos sobre serviços aéreos e memorandos de cooperação no campo da saúde, defesa e de grandes eventos.
+ Mulher é espancada com cadeira em João Pessoa; marido está foragido
+ Suspeito de furtar residências é preso em flagrante em João Pessoa
Em conversa com a imprensa, Bolsonaro revelou que um dos assuntos tratados com o emir do Qatar foi a possível mudança da embaixada de Israel, tema que carrega muito simbolismo, segundo ele.
+ Agências da Caixa seguem com horário estendido nesta segunda (28) para saque do FGTS
+ Dona de bar é assassinada após cobrar dívida de cliente em João Pessoa
"No Brasil são quase 40% de evangélicos que querem essa mudança da embaixada. Nós respeitamos o mundo todo e a recíproca está sendo verdadeira quando entramos nesse assunto. Acho que mais cedo ou mais tarde pode acontecer a transferência da embaixada", afirmou, reforçando que não houve uma reclamação por parte do emir.
+ Caso de criança intoxicada por slime não é isolado e pediatra faz alerta
O Qatar foi um dos primeiros países a se posicionar contra o governo brasileiro em relação a possível transferência da embaixada de Tel-Aviv para Jerusalém, seguindo o movimento do presidente americano, Donald Trump.
+ Marinha abre seleção com vagas em João Pessoa
De acordo com o presidente brasileiro, o encontro com as autoridades do Qatar teve um teor muito parecido com o da visita anterior, aos Emirados Árabes, com o tema da defesa e demonstração de interesses em intensificar e diversificar os negócios com o Brasil.