Mangabeira lidera ranking de bairros com mais roubos e furtos de veículos em João Pessoa
Levantamento exclusivo traz bairros mais perigosos da capital paraibana para quem tem carro ou moto
Mais de 1.700 veículos foram furtados ou roubados em João Pessoa ao longo de 2022 – esse dado equivale a média de 145 carros ou motos alvos de criminosos, por mês, na capital paraibana. O relatório exclusivo, solicitado pelo Portal T5, via Lei de Acesso à Informação (LAI) ainda apresenta o bairro de Mangabeira como a localidade com a maior incidência desses crimes no ano passado.
Foram 986 motocicletas roubadas ou furtadas em João Pessoa. Já o número de carros levados por bandidos ultrapassou 700 ocorrências denunciadas.
O maior bairro da capital, Mangabeira, lidera a lista de localidades onde ocorreram os crimes (162 casos). Gramame aparece na segunda posição (159 casos), seguido pelo Centro (128 casos) e Cruz das Armas (60 casos). Veja a lista completa:
Crime à luz do dia
Há pouco mais de um ano, a supervisora administrativa Suenia Oliveira, 26 anos, teve o carro furtado próximo à Maternidade Cândida Vargas, no Centro de João Pessoa, um dos bairros com maior incidência desse tipo de crime na cidade. Era por volta de 9h30, quando um homem e uma mulher se aproximaram do veículo, abriram a porta e fizeram uma ligação direta.
A jovem perdeu uma semana de trabalho por conta das diligências na delegacia até recuperar o veículo. O carro foi encontrado próximo a uma comunidade do bairro Cordão Encarnado. Os suspeitos do crime nunca foram presos e a sensação de insegurança continua até hoje.
Combate aos crimes
Para reduzir os roubos de veículos em João Pessoa, a polícia realiza operações de prevenção e repressão qualificadas e abordagens, a partir de análise criminal. No ano passado, a Polícia Civil afirma que mais de 3,7 mil veículos foram devolvidos aos proprietários na Paraíba. Em João Pessoa foram 1.201. No mesmo período, 231 pessoas foram presas por roubo ou furto de veículos.
Dicas de Segurança
- Ao escolher um local para estacionar, se o bom sens. Evite lugares abandonados e de pouca iluminação;
- Fique atento ao seu redor antes de entrar na sua garagem;
- Não deixe objetos dentro do carro, nem mesmo uma sacola vazia;
- Evite colar adesivos que exponham informações pessoais;
- Verifique se o carro foi trancado;
- Faça uso de equipamentos modernos de segurança;
- Evite os “falsos mecânicos”.
Como denunciar
Vítimas de roubos e furtos de veículos podem realizar o registro da ocorrência pela internet, a Polícia Rodoviária Federal disponibiliza um link. A inclusão do carro também pode ser feita por telefone, no número de emergência da PRF, o 191.
Na Região Metropolitana de João Pessoa, a Polícia Civil atende vítimas desse tipo de crime na Central de Polícia, no bairro Ernesto Geisel e pelo telefone (83) 3264-9178. Denúncias também podem ser feitas pelo site 197.pc.pb.gov.br.
Image by Freepik
Leia mais: