Veja dicas para economizar energia durante o verão
Estamos na estação do ano mais delicada quando se trata de calor. Agora, no verão, é natural o aumento no consumo de água e energia, fator que impacta diretamente no valor das contas.
Estamos na estação do ano mais delicada quando se trata de calor. Agora, no verão, é natural o aumento no consumo de água e energia, fator que impacta diretamente no valor das contas. Por isso, o momento é para ficar atento e economizar. Afinal, todo começo de ano é financeiramente mais apertado devido a gatos com matrícula e material escolar, IPVA, IPTU, entre outros.
Diante desse cenário, para não extrapolar na conta de energia é imprescindível enraizar uma nova cultura de consumo. “Pouca gente sabe, mas, nesse período, como os ambientes ficam mais quentes, os eletrônicos e eletrodomésticos consomem mais energia para funcionar com a mesma qualidade”, pontuou Carla Petrucci, coordenadora de Eficiência Energética da Energisa.
Sendo assim, mais do que nunca, esta é a hora para colocar em prática ações como trocar lâmpadas fluorescentes por de LED, não deixar aparelhos em modo stand-by, evitar abrir a geladeira constantemente, juntar muitas roupas para ligar o ferro de passar, usar a máquina de lavar na função lavagem rápida, se usar o ar-condicionado deixá-lo na temperatura 23º e programá-lo para desligar depois de um tempo, não ficar com o ventilador ligado o tempo todo, usar o chuveiro elétrico na função verão, e desligar todos os equipamentos da tomada ao viajar ou se ausentar por um longo período.
Essas simples dicas para eliminação do desperdício no consumo fazem toda a diferença na economia financeira e também são extremamente importantes para contribuir com a preservação do meio ambiente.
Consumo sustentável
Muito se fala sobre o esgotamento dos nossos recursos naturais, mas a realidade é que situação ainda não é tratada pela grande maioria com a seriedade que exige. Chegou a hora de aceitarmos que os recursos são finitos, mudarmos de comportamento e passarmos a consumir de forma sustentável e mais consciente.
Além de impactar diretamente no valor final das contas, a prática da redução de consumo, que significa consumir menos e melhor, leva em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos.
Confira algumas dicas para praticar o consumo sustentável:
- Ao comprar um eletrodoméstico verifique se tem o selo Procel;
- Prefira comprar roupas que não precisam ser passadas;
- Seque camiseta de malha em cabide para dispensar o uso do ferro;
- Faça reciclagem do seu lixo;
- Transforme resíduos orgânicos em adubo;
- Troque sacolas plásticas por reutilizáveis;
- Use papel reciclável para impressão e imprima apenas o que realmente for indispensável;
- Não use produtos descartáveis;
- Capte e reaproveite água da chuva;
- Opte por pilhas e baterias recarregáveis;
- Não jogue óleo na pia da cozinha;
- Consuma do negócio local e não fomente cadeias produtivas predatórias.
Assessoria/Energisa