Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Sábado,
29 de Março
Dezembro Vermelho

Vírus HIV tem maior infecção entre jovens heterossexuais na Paraíba

Homens são maioria entre diagnósticos, com 124 casos em 2021.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Teste rápido para a detecção do vírus é ofertado nos postos de saúde.
Teste rápido para a detecção do vírus é ofertado nos postos de saúde. (Foto: Cesar Brustolin/SMCS / Fotos Públicas)
ouça este conteúdo

Entre janeiro e outubro de 2021 foram registrados 494 casos de HIV e 166 novos casos de Aids na Paraíba. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a maior prevalência de infectados está entre a população masculina, com 124 casos, enquanto no grupo de mulheres foram 42 diagnósticos. Heterossexuais são maioria entre novos casos identificados.

A campanha Dezembro Vermelho inicia na próxima quarta-feira (1º), com oferta de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites. O evento acontecerá no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, às 8h.

Faixa etária

A maior concentração dos casos de Aids foi observada em pessoas com idade entre 20 a 59 anos, sendo maior no grupo entre 20 e 29 anos, com 46 casos notificados o que representa 27,7% do total.

Sexualidade 

Sobre os dados de exposição hierarquizada de aids em adultos, por categoria, observa-se que nos últimos anos a principal via de transmissão foi a sexual e o predomínio de exposição é a heterossexual, com 35,5%, seguido de homossexual, com 20,5%, bissexual, com 3,6%. Nos casos de HIV em gestante, o ano de 2021, até o mês de outubro, houve um aumento de 0,2% em relação ao ano de 2020.

Quanto à mortalidade, no ano de 2021, foi registrado no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) um total de 133 óbitos por causa básica aids. Os municípios com os maiores números de óbitos são: João Pessoa (49), Santa Rita (10), Sousa (6), Bayeux (5), Pedras de Fogo (5) e Rio Tinto (5).

Tratamento

Sobre o tratamento, a gerente operacional de condições crônicas e IST da SES, Ivoneide Lucena, afirma que é ofertado em toda a Rede SUS, para todas as pessoas que têm a confirmação do diagnóstico. Atualmente, os 223 municípios da Paraíba disponibilizam o teste rápido para a detecção do vírus nos postos de saúde e em 20 minutos é possível receber esse resultado. Em casos positivados, o usuário é encaminhado para os serviços de referência da Paraíba, orientado a fazer exames laboratoriais e acompanhado por um infectologista. O Complexo Hospitalar Clementino Fraga é a referência estadual no tratamento do HIV/aids desde o ano de 1988.

A gerente reforça que é importante a divulgação de estratégias de prevenção combinada que são: a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), que é o uso de medicamentos diante de uma situação de risco; e a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PREP), que consiste no uso diário de medicamento antirretroviral para evitar a infecção pelo vírus. O uso de preservativos masculino e feminino continua sendo o principal meio de proteção.

Veja mais:



Relacionadas
noscript