Vídeo: veja a retrospectiva da política em 2021
O ano começou com o peso do desafio para os 223 prefeitos que assumiram o cargo em primeiro de janeiro de 2021.
O ano começou com o peso do desafio para os 223 prefeitos que assumiram o cargo em primeiro de janeiro de 2021. Também foi ano de dar adeus a um dos nomes mais tradicionais da política paraibana, como o senador e ex-governador José Maranhão, morreu em 08 de fevereiro, após enfrentar três meses de luta por conta da Covid.
ALPB
E no cenário político, o que não faltou foi desafio nesses mais de 360 dias. Na Assembleia Legislativa, a sessão foi presencial para escolher a nova mesa diretoria. Nas pautas, temas como passaporte da vacina, que dividiu opiniões, mas foi aprovado. Ou a criação do dia de orgulho hétero. Faltou empatia, sobraram críticas.
CMJP
Na Câmara de Vereadores, CPI pra investigar as operadoras de telefonia. Para o plenário da casa, o passaporte da vacina é desnecessário. O projeto que derruba a obrigatoriedade foi aprovado, mas o prefeito Cícero Lucena, quer o documento.
Jair Bolsonaro e Michele Bolsonaro
Era 19 de fevereiro quando Campina Grande recebeu o presidente Jair Bolsonaro. Ele estava em trânsito para o interior de Pernambuco. A passagem foi rápida. mas foi suficiente para receber o apoio de seguidores no aeroporto.
Ministro da Saúde
Em plena pandemia, mais uma mudança no ministério da saúde. E dessa vez, o ministro é paraibano. Marcelo queiroga, médico cardiologista, assumiu a pasta mais observada em todos os países do mundo. Em junho, Queiroga cumpriu agenda oficial na paraíba pela primeira vez.
Eleições
Na política do estado, um ano decisivo. João Azevêdo se coloca como pré-candidato à reeleição. Reação imediata na oposição. Pedro cunha lima, também anuncia pré-candidatura pelo PSDB. Dias depois, foi a vez de Nilvan Ferreira também se colocar como pré-candidato pela oposição.
Pré-candidatos ao governo federal também de olho nos eleitores paraibanos. Eduardo Leite ainda tentava uma vaga pelo PSDB. Arthur virgílio também entrou no páreo. Mas foi João Dória, que visitou Guarabira e João Pessoa, que foi escolhido pelo partido. Até hoje, pelo menos.
Veja a retrospectiva da política. A reportagem é da TV Tambaú: