TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Versão

Vereador diz que PL do 'Folia de Rua' não quer privatizar o pré-carnaval de João Pessoa

Marcílio do HBE é proprietário do 'Bloco dos Atletas', que desfila na Via Folia

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Folia de Rua em João Pessoa
Folia de Rua em João Pessoa (Foto: Divulgação)

Com a aprovação do Projeto de Lei 017/2023 (PL), que visa disciplinar o corredor de pré-carnaval, o 'Via Folia' ganha novos contornos, em João Pessoa. Após manifestação contraria por parte dos organizadores de blocos ligados à Associação Folia de Rua, o vereador Marcílio do HBE (Patriota) - autor da proposta - ressaltou que a iniciativa não tem a intenção de privatizar um dos expoentes das festividades de momo na cidade.

Segundo Marcílio, a proposta lançada descreve que os interesses são de garantir segurança, organização e preservação do patrimônio público durante a festividade, além de permitir a comercialização de produtos e serviços fortalecendo a captação de investimentos privados através de patrocínio. O texto também define a criação de um Comitê Gestor.

"Os blocos da via folia me procuraram na tentativa de lançar um projeto que prevê organizar melhor o espaço com a possibilidade de buscar patrocinadores com investimentos privados. Nós tivemos reuniões com o grupo dos blocos. Levamos ao jurídico e apresentamos na casa. O projeto passou por todas as comissões e foi aprovado em plenário", relatou Marcílio em entrevista à Rádio Jovem Pan João Pessoa.

Marcílio do HBE, é proprietário do 'Bloco dos Atletas' e é acusado de utilizar seu mandato para obter vantagens na festa pública.

Participação do público

Segundo o autor do PL, a proposta não vai excluir o público que não adquirir abadás da festa na Via Folia. "Esse público é importantíssimo. É o público da nossa cidade. Assim vão desfrutar de atrações a nível nacional na Via Folia”, completou Marcílio.

Em nota, a Associação Folia de Rua argumentou ser é inaceitável que um representante eleito pelo povo utilize seu cargo para favorecer interesses empresariais em detrimento das tradições culturais e do acesso da população à cultura. Alegam que o papel de um vereador deve ser em prol do bem-estar da população, garantindo direitos essenciais e não promovendo a exclusão em nome do lucro.

Sanção ou veto do prefeito Cícero Lucena

Segundo o vereador, o projeto deve passar por comissão jurídica na prefeitura de João Pessoa. Ele sinalizou que havendo paridade com a legislação, será sancionado ou não.

O Portal T5 tentou contato com Edilson Alves, vice-presidente da Associação Folia de Rua, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.

Leia mais:



Relacionadas