TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º

Verão: mitos e verdades sobre o protetor solar

Os dermatologistas orientam as pessoas a evitarem a exposição prolongada ao sol.

Por Renata Nunes Publicado em
Vídeo: aprenda a fazer picolé de frutas rápido e sem conservantes
Vídeo: aprenda a fazer picolé de frutas rápido e sem conservantes (Imagem: reprodução/TV Tambaú)

O verão começou e com ele a promessa de altas temperaturas no Hemisfério Sul. Nesse período, é preciso que as pessoas se hidratem com frequência (veja a receita de picolé de frutas sem conservantes). Os dermatologistas alertam para o uso do protetor solar e orientam as pessoas a evitarem a exposição prolongada ao sol.

O Portal T5 listou os mitos e verdades sobre o uso deste produto. Veja:

1. Não é necessário usar protetor solar em dias nublados.
MITO – Se engana quem acha que o uso do protetor solar é dispensável durante os dias nublados. Mais de 60% da radiação solar é capaz de atravessar as nuvens, fazendo com que a emissão do raio UVA, seja constante mesmo em dias nublados. Essa exposição ao sol pode causar envelhecimento precoce, manchas e até câncer de pele. Por isso, antes se sair de casa, aplique o protetor solar no rosto, orelhas e na região do colo. Não esqueça de reaplicar durante o dia.

2. Protetor solar ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.
VERDADE – O protetor solar funciona como uma barreira contra os raios solares, que são um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. O uso contínuo do produto ajuda a prevenir rugas, manchas e o ressecamento da pele, impedindo a ação dos radicais livres, que envelhecem nosso rosto.

3. Usar maquiagem com fator de proteção solar ajuda a proteger e cuidar da pele.
VERDADE – Hoje já é possível encontrar opções de maquiagem que além de cobrir imperfeições, também tratam e protegem a pele. Você deve optar por produtos com FPS a partir de 50. É prático demais!

4. O filtro solar com cor protege mais a pele do que o comum.
VERDADE – Além de proteger contra a radiação UVA e UVB, o protetor solar com cor cria uma barreira física também para a luz visível. Os pigmentos presentes no produto, garantem a proteção extra. E mais, ele também serve para cobrir manchas, marcas de acne e disfarçar imperfeições.

5. Protetor solar causa acne.
MITO – O que pode piorar uma pele acneica é a base oleosa de alguns filtros solares. Por isso, é ideal escolher um protetor solar de qualidade específico para o seu tipo de pele. Os protetores oil free, em gel, gel creme e fluidos são os mais indicados para quem tem a pele oleosa. E atenção, expor a pele ao sol sem protetor solar não vai ajudar a secar a acne ou melhorar a pele. Muito cuidado com esse tipo de informação.

6. Só é necessário reaplicar o protetor se entrarmos na água.
MITO – O filtro solar atua contra os raios solares e não contra a água. Sendo assim, é importante usar e reaplicar o protetor durante todo o dia. O produto é extremamente necessário em situações de longa exposição ao sol e de transpiração constante, como no caso de um dia de verão na praia, piscina ou em uma trilha. Com informações do Blog Pharmapele.

Veja também:



Relacionadas