Veículos com GNV são seguros? Veja dicas para evitar acidentes
Odilson Nóbrega, diretor técnico-comercial da PBGás, conversou com o Portal T5 e deu algumas dicas de segurança
Com a elevação nos preços dos principais combustíveis, como gasolina e etanol, abastecer com gás natural veicular (GNV) se tornou uma alternativa para alguns motoristas. Mas, quem optar pelo ‘kit GNV’ precisa estar atento e seguir recomendações de segurança específicas para o abastecimento com esse tipo de combustível.
Em conversa com o Portal T5, Odilson Nóbrega, diretor técnico-comercial da PBGás, alertou que o primeiro cuidado é a instalação correta do kit GNV, feita por empresas credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Após isso, o veículo deve ser inspecionado por uma outra empresa especializada, para verificar se a instalação foi feita corretamente.
“Somente depois disso é que os carros recebem a autorização do Detran para abastecer com o GNV”, explicou ele. “Infelizmente, tem pessoas que insistem em desrespeitar essas regras e acabam correndo riscos”.
Nesta semana, um motorista morreu após o veículo explodir em posto de combustível, no Rio de Janeiro, enquanto era abastecido com GNV. A causa da explosão é investigada pela Polícia Civil. Porém, imagens de câmeras do estabelecimento indicam que algumas regras de segurança foram desrespeitadas no momento do acidente.
Mas, carros com GNV são seguros? De acordo com o diretor da PBGás, sim - desde que sejam obedecidas as regras de segurança.
“Eu estou nesse mercado há mais de 25 anos e dá para contar na mão quantos casos de explosão por causa de GNV já vi. Não tem muitos casos. Mas sempre que acontece é por uma questão de inadequação do Kit”, disse Odilson.
Diante disso, além das recomendações sobre a instalação e manutenção corretas, o diretor da PBGás alerta para alguns cuidados na hora de abastecer o veículo com GNV. Confira as dicas:
- No posto, estacione o veículo no local indicado e mantenha o freio de mão acionado;
- Desligue o motor;
- Desligue o aparelho de som automotivo e todos os componentes elétricos;
- Não utilize o telefone celular, equipamentos elétricos e eletrônicos;
- Desembarque do veículo e permaneça a uma distância segura;
- Não fume na área de abastecimento;
- Com o capô e porta-malas abertos, o frentista deverá fazer o aterramento junto à válvula de abastecimento;
- Após o abastecimento, antes de ligar o veículo, confira se a mangueira foi desconectada.