Vacinas são eficazes contra variante ômicron, diz OMS
Informação foi confirmada pelo diretor de emergência da OMS, Mike Ryan
O diretor de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan informou que as vacinas são eficazes contra a nova variante ômicron do coronavírus ao proteger infectados que desenvolvem doença grave. Os laboratórios norte-americano Pfizer e alemão BioNTech se manifestaram nesta quarta-feira (8) em um comunicado oficial que seus estudos preliminares apontam que a aplicação de três doses de sua vacina contra a Covid-19 é eficaz contra a variante ômicron.
Em entrevista, o diretor enfatizou que "não há dúvidas" e que não havia sinal de que a ômicron evitaria o efeito das vacinas.
Ryan declarou ainda que os dados iniciais sugerem que a ômicron não deixava as pessoas mais doentes do que a delta e outras cepas "Na verdade, a direção é para menos severidade", discursou ele.
Sobre a nova variante, ele garantiu que "temos vacinas muito eficazes que se mostram potentes contra todas as variantes até agora, em termos de gravidade da doença e hospitalização, e não há razão para acreditar que não seja o caso". Mike acrescentou que estão no início estudos da variante, detectada apenas em 24 de novembro, na África do Sul, e que já foi registrada em cerca de 40 países.
Veja mais: