Vacina: a dose da esperança em 2021
Cada nova remessa dos tão esperados imunizantes, renovava em todos a confiança em dias melhores.
O ano de 2021 começou com a chegada daquilo que significava vida: a vacina contra a Covid-19. Cada nova remessa dos tão esperados imunizantes, renovava em todos a confiança em dias melhores. Primeiro os indígenas, profissionais de saúde, os idosos, pessoa com algumas deficiências e assim foi seguindo o plano de imunização.
Mas logo surgiram alguns problemas que uma mega campanha de vacinação às pressas poderia trazer. Quanto mais se ampliavam os públicos, registramos longas filas, problemas com agendamento e muita revolta.
Avanço na vacinação na Paraíba e caos no amazonas. A falta de leitos e até de oxigênio hospitalar fez com que pacientes de lá tivessem que ser trazidos para o tratamento na Paraíba ou em outros estados do país. Foi lá onde uma nova variante transformou a esperança em medo. A descoberta da Delta acendeu um novo alerta. Novos decretos mais restritivos. A vida novamente em lockdown.
A Paraíba seguiu e com mais pessoas vacinadas, todo mundo pôde acreditar de novo na retomada. A reabertura de centros, como a bica foi um deles. E escolas sendo preparadas para voltar a receber alunos depois de um ano de salas de aula vazias. E o vazio mais esperado: alas hospitalares específicas para pacientes covid sendo desativadas.
Vacina no braço e comprovação no papel. Agora é lei: entrar em locais como bares, restaurantes, e até em alguns prédios públicos só com o passaporte da vacina. Segurança necessária. As variantes continuam surgindo, mas uma certeza é o que faz todo mundo seguir em frente: quanto mais pessoas imunizadas, mais rápido vamos todos sair dessa.
Assista a retrospectiva feita pela equipe de reportagem da TV Tambaú: