TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
oportunidade

UFPB oferta 40 vagas para curso técnico em cuidado com idosos

As vagas são exclusivas para alunos do NEJAEM-UFPB e de escolas da Rede Estadual de Ensino que ofertam EJA

Por Carlos Rocha Publicado em
UFPB oferta 40 vagas para curso técnico em cuidado com idosos
UFPB oferta 40 vagas para curso técnico em cuidado com idosos (Foto: UFPB)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), publicou edital de seleção para preenchimento de 40 vagas do curso Técnico em Cuidado com Idosos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). As vagas são exclusivas para alunos matriculados no Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino e no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos de Ensino Médio (NEJAEM), do Centro de Educação (CE) da UFPB.

O curso ocorrerá concomitante ao Ensino Médio para alunos regularmente matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas estaduais Antônia Rangel de Farias, Professor Geraldo Lafayete e Escola Débora Duarte. O curso tem duração de mais de um ano, é gratuito e realizado no CPT-ETS.

A Vice-coordenadora do curso, Profa. Rebeka Belo, acredita que a formação constitui uma excelente oportunidade para os alunos do EJA, “possibilitará ao estudante uma qualificação profissional que irá colocá-lo neste mercado promissor, mas também contribuirá para que os que já se encontram no ramo do cuidado de idosos tenham valorização profissional e financeira, além de um cuidado mais abrangente, humanizado e tecnicamente adequado para o público idoso”, disse a docente.

Inscrições e seleção

A seleção ocorrerá em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e o NEJAEM. As inscrições dos candidatos ocorrem no período de 25 de janeiro a 1º de fevereiro, diretamente nas escolas demandantes. A avaliação dos candidatos ao Curso Técnico em Cuidados de Idosos – PROEJA também será realizada pelas unidades escolares.

Para a avaliação cada aluno produzirá um texto dissertativo-argumentativo de, no mínimo, 10 e, no máximo, 30 linhas, sobre um dos temas: "Redes sociais e saúde mental: influência e impacto dessa relação na vida da pessoa idosa, ou "Educação em saúde e importância do cuidar no processo de envelhecimento".

A produção dos textos ocorrerá em uma data e horário específico, previamente agendados pelas escolas, podendo ocorrer em mais de um horário ou período, a depender do número de inscritos em cada unidade de ensino.

O resultado da seleção será divulgado em 16 de fevereiro e as matrículas serão realizadas, presencialmente, pelos candidatos selecionados, no CPT-ETS, localizado no Campus I da UFPB, no bairro de Castelo Branco, em João Pessoa. O início das aulas para os alunos selecionados será 28 de fevereiro.

Diferenciais da CPT-ETS-UFPB

Além de gratuito, o curso de Técnico em Cuidados com Idosos da CPT-ETS da UFPB conta com equipamentos de ponta e alta qualidade como simuladores avançados que demonstram aos estudantes o efeito da velhice relacionados a dificuldades físicas, de alterações músculo-esqueléticas, visuais e auditivas, o que permite que o estudante tenha uma melhor compreensão das alterações causadas pelo processo de envelhecimento.

Também conta com laboratórios de anatomia, além de prática e cuidados com a pessoa idosa, que simulam o ambiente laboral e domiciliar para aplicação das técnicas estudadas, e uma equipe de professores e técnicos qualificados para conduzir o processo de ensino-aprendizagem.

“Os nossos cursos estão estruturados de modo a garantir padrões de qualidade correlatos aos demais cursos técnicos, quanto ao tempo de duração, à articulação entre as bases científicas e tecnológicas, à organização curricular, às práticas interdisciplinares, às atividades de prática profissional, às condições de laboratórios e equipamentos, às formas de acompanhamento e avaliação, assim como nas demais condições de ensino, atendendo às especificidades do público EJA”, explicou a Vice-Coordenadora do Curso, Profa. Rebeka Belo.

Ainda de acordo com a docente, atualmente o curso tem carga horária de 1.200 horas, totalizando 1 ano e meio de duração. No entanto passou por uma reformulação que está em fase de avaliação e aprovação, com previsão de redução de carga horária do curso, prevista na 4ª Edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC.



Relacionadas