TV Globo é detonada por "ignorar" caso de racismo envolvendo Arthur Nory
Uma reportagem não mostrou uma polêmica envolvendo o nome do ginasta em um episódio de racismo contra Ângelo Assumpção, que o substituiu em uma competição e teve bom desempenho
Os termos Globo, Arthur Nory e Racismo ficaram entre os mais comentados no Twitter, na tarde deste domingo (11), e estão relacionados. Tudo porque uma reportagem exibida pelo Domingo Espetacular com Nory o classificou como "herói olímpico" e não mostrou o episódio em que o ginasta foi acusado de racismo em 2015. A vítima foi o também ginasta Ângelo Assumpção, que substituiu Arthur em uma competição e teve bom desempenho.
Segundo reportagens da época, Angelo foi convocado às pressas para substituir Nory na Copa do Mundo de ginástica artística, em 2015, e recebeu uma medalhe de ouro inédita para a seleção brasileira. O atleta, que é negro, venceu com louvor após executar um salto perfeito. Apesar do feito, o competidor, que tinha 18 anos na época, alegou que continuava sendo menosprezado no Clube Pinheiros, onde treinava com Arthur.
Após a competição em que Ângelo o substituiu, Arthur publicou um vídeo em que aparece acompanhado de dois outros colegas brancos dizendo. "O saco do supermercado é branco, o de lixo é preto. Por quê?".
Durante o programa exibido neste domingo (11), Nory foi entrevistado por Claudia Leitte e teve sua trajetória no esporte revisitada. Parte do público se revoltou pelo episódio polêmico nem ter sido citado. As manifestações foram pulicadas no Twitter.