Três esportes pouco conhecidos no Brasil para você considerar
Algumas delas são pouco conhecidas no país e, por isso, poderiam ser uma solução para considerar novos hábitos saudáveis
Que os esportes fazem bem para a saúde não é nenhuma novidade, mas muitas vezes encontramos desculpas para adiar ou para não os praticar, seja pela famosa falta de tempo ou por desinteresse em geral. Por isso, talvez seja a hora de explorar outras possibilidades.
Sabemos que os brasileiros possuem alguns esportes favoritos. Pesquisas recentes realizadas com a ajuda da ferramenta Google Trends apontam que o futebol segue firme e forte como o esporte mais assistido on-line no país, seguido pelo UFC e pela Fórmula 1 (empatados em segundo lugar). Em seguida vêm o vôlei (em terceiro lugar) e o tênis (em quarto lugar).
Contudo, há modalidades às quais os brasileiros poderiam dar uma chance. Algumas delas são pouco conhecidas no país e, por isso, poderiam ser uma solução para considerar novos hábitos saudáveis. A seguir veremos três esportes menos populares no Brasil.
Rugby
Foto: PMMC
O rugby se parece com o futebol americano, mas possui algumas características peculiares. De origem inglesa, esse esporte tem como objetivo levar a bola ao outro lado do campo, porém suas regras são bastante específicas. A partir do momento em que a linha do campo é cruzada para o lado do time adversário, caso toque no chão será ponto para a equipe oponente.
Outra forma de levantar mais pontos no placar é chutar a bola entre dois postes. Um dos elementos positivos do jogo é que pode ser jogado com muitos ou poucos atletas. Já que envolve muita corrida, prepare-se para suar a camisa e perder muitas calorias. Esse esporte é capaz de trabalhar os músculos tanto quanto uma partida de futebol.
Badminton
Foto: Takuma Matsushita/CPB
Em alguns aspectos esse esporte se parece com o tênis. Tudo o que você precisa, contudo, é de uma peteca e uma raquete. De origem indiana, o badminton foi levado para o Reino Unido, onde recebeu seu nome. Um dos pontos interessantes é que, para jogá-lo, bastam duas pessoas.
O objetivo é simples: não deixar a peteca cair (literalmente) ou bater na rede. O jogo é ótimo tanto para tonificar os músculos como para perder peso, além de contribuir para manter a mente saudável, já que ajuda a desenvolver os reflexos.
Lacrosse
Foto: Reprodução/ nunesmagician
Um jogo muito interessante e possivelmente o menos conhecido da lista. O lacrosse é de origem indígena e surgiu na América do Norte. Inicialmente, era praticado apenas em rituais religiosos e em dias específicos. Atualmente, contudo, é bastante popular nos Estados Unidos e no Canadá, possuindo três modalidades, cada qual com regras específicas: box lacrosse (praticado em ambiente fechado), lacrosse de campo e lacrosse feminino.
Para jogar lacrosse, é necessário um bastão com uma rede na ponta, onde fica a bola. A bola deve ser lançada para outro jogador, que tenta fazer um gol. Como medida de segurança, os jogadores devem usar uma máscara para proteger o rosto de uma possível "bastonada". Um dos principais benefícios do lacrosse é o aumento do tônus muscular. Além disso, por ser um esporte jogado em time, promove a comunicação e a integração social.
A lista conta, ainda, com muitos outros esportes que podem interessar aos brasileiros, como o curling (que consiste em lançar uma pedra com uma “vassoura” até o centro do alvo), o corfebol e o netball (parecidos com o basquete), a pelota basca e muitos outros. As opções são vastas e para todos os gostos.