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Transformação digital acelera na América Latina

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Transformacao digital marcelo camargo
(Foto: Agência Brasil)

O ano de 2020 foi marcado por restrições que alteraram a nossa rotina. Muita coisa mudou, desde nossa vida profissional até as relações interpessoais. O tempo passado em casa contribuiu para um incremento das formas de consumo de informação e entretenimento. O Brasil não é exceção e o impacto foi sentido em diversas esferas.

Crescimento digital no Brasil

As restrições implicaram uma adaptação em vários níveis e impulsionaram um progresso digital mais rápido do que o esperado. Segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em março de 2020 o tráfego de internet na América Latina aumentou em quase 40% "do dia para a noite".

A mesma fonte revela que as décadas de investimento na robustez da infraestrutura de telecomunicações em todo o Brasil, bem como a flexibilidade de muitos governos, facilitaram a evolução e a transição. A recuperação econômica teve que se assentar no digital e diversos setores "aproveitaram a onda", já que as restrições levaram à busca de novas soluções no entretenimento.

Com a necessidade de adaptação ao público, grande parte das empresas aproveitaram a ocasião para inovar e propor novas soluções aos seus clientes. A Metaspins, por exemplo, é a combinação de dois "mundos" distintos, já que se trata de um Crypto Cassino, ou seja, uma plataforma de jogos que aceita diversos meios de pagamento, como Bitcoin e outros tipos de criptomoedas.

Serviços como streaming, iGaming, jogos de sorte ou azar e até mesmo o mercado das criptomoedas foram algumas das formas de entretenimento encontradas. Após esse avanço, algumas empresas aproveitaram para decolar no mercado.

O número de horas de jogo aumentou progressivamente, bem como os ganhos da indústria. Estima-se que o mercado de jogos eletrônicos tenha crescido mais de 10% na América Latina em 2020. Segundo um relatório da consultoria chinesa Tencent, foram cerca de 2,7 bilhões os novos jogadores atraídos para esse mercado mundialmente, a maioria após as restrições.

De resto, com múltiplos esportes parados, os eSports também começaram a ganhar ainda mais atenção do público. As restrições levaram mais pessoas a acompanhar essa modalidade e, segundo um relatório da Allied Market Research, a expectativa é que essa indústria cresça 17,55% ao ano até 2030, atingindo valores de 4,75 bilhões nesse ano.

Recuperação econômica com base na digitalização

A economia viu-se obrigada a se adaptar perante a situação e, se num primeiro momento o grande objetivo era evitar a perda econômica, a realidade é que as condicionantes trouxeram a possibilidade de alcançar uma recuperação.

Segundo dados da GSM Association - organização que representa os interesses das operadoras de rede móvel em todo o mundo -, um aumento de 10% na penetração da internet móvel tem o potencial de aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) em 1,2%, ao passo que um aumento de 10% na digitalização de um país pode gerar até 1,9% de crescimento no PIB.

Segundo a mesma fonte, 45% dos latino-americanos não têm acesso à internet, o que corresponde a 285 milhões de pessoas. Cerca de 45 milhões vivem em áreas sem cobertura, redes, serviços de comunicações e até mesmo outros tipos de infraestrutura básica. Na Paraíba, como em muitas outras regiões, será necessário um investimento para fazer com que esse progresso continue, reduzindo a exclusão digital e as desigualdades ainda existentes.

Lares com acesso à internet na Paraíba 

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios Contínua do IBGE, em 2019 a Paraíba atingiu uma taxa de 76,7% dos domicílios com acesso à internet. Os dados foram revelados em abril de 2021 e mostram que cerca de 1,33 milhões de lares paraibanos já possuem internet, o que indica um aumento de 16% em três anos.

Esse indíce continua abaixo da média nacional, que é de 82,7%. Em termos regionais, é a terceira maior marca da região Nordeste, ficando atrás de Sergipe (80,2%) e Rio Grande do Norte (78,4%). A Paraíba está acima da média regional, estipulada em 74,3%.

Trabalho

Os anos de restrições nos obrigaram a superar diversas barreiras relativas à transformação digital, acelerando processos e levando à adoção de novas políticas e estratégias. O conceito de "teletrabalho" nunca esteve tão em voga, perdurando até os dias de hoje.

O número de cidadãos em teletrabalho aumentou consideravelmente e, em muitos casos, se prolonga até hoje. Várias empresas deram aos funcionários a opção de permanecerem nesse regime ou, como alternativa, de trabalharem no modo híbrido (alguns dias no escritório, outros a partir de casa).

Lazer

A necessidade de permanecer em casa fez com que as pessoas procurassem formas de entretenimento alternativas. Nesse sentido, os números das plataformas de streaming dispararam. Em outubro de 2020, a Netflix ultrapassou a Disney em valor de mercado. Em janeiro de 2021, a empresa bateu o recorde de 200 milhões de assinantes. Contudo, o alívio dessas medidas tem impactado negativamente essas plataformas, tanto que só no segundo trimestre de 2022 a Netflix perdeu 970 mil assinantes.

Os últimos anos viram uma aceleração no universo digital e tecnológico. A mudança foi tamanha que várias alterações.

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