Sequência de mortes de gatos é investigada em João Pessoa
Secretaria do Meio Ambiente diz que 20 animais foram encontrados mortos na capital paraibana; animalistas contestam o dado e apontam subnotificação.
Nos últimos meses, episódios de chacinas de gatos em João Pessoa se tornaram alvo de investigação. Dados da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) apontam que 20 animais foram encontrados mortos, entre janeiro e março deste ano, no entorno do Estádio Almeidão e no Mercado Central da capital paraibana. O número, no entanto, é contestado por animalistas, que denunciam omissão das gestões municipal e estadual para combater crimes contra os animais.
Procurada pelo Portal T5, a Semam disse que tem acompanhado os registros de maus-tratos e morte de animais e monitorado as regiões onde os casos ocorreram. A secretaria afirmou ainda que fiscaliza esses locais, mas a ausência de câmeras de monitoramento dificulta a identificação dos criminosos.
Perguntada sobre as medidas que estão sendo providenciadas para combater os crimes contra os animais, a Semam contou que será realizada uma ação de castração dos animais de rua que estão nessas regiões. A medida é para evitar que os animais se reproduzam. A secretaria afirmou que após a cirurgia, os animais voltam para o mesmo local onde viviam.
Em conversa com o T5, o professor Francisco José, especialista em Direito Animal, contestou o número divulgado pela Semam sobre gatos encontrados mortos em João Pessoa. Segundo ele, "essa quantidade de animais mortos [20] é registrada em menos de um mês".
O advogado explicou que a ação da prefeitura é uma alternativa para reduzir os problemas enfrentados, mas não a única. Segundo ele, é preciso desenvolver uma política de educação ambiental e punição para quem comete crimes contra animais. “Tem que ser uma ação integrada com diversos órgãos do estado e município”, afirmou.
Ainda de acordo com o especialista, não existe uma “solução mágica” para evitar os crimes registrados em João Pessoa. Para ele, é um processo de construção, que passa por campanhas de educação e conscientização, policiamento, controle populacional e instalações de câmeras nos locais com registros de crimes contra os animais.
Dia de conscientização
Nesta terça-feira (4) é celebrado o Dia Mundial dos Animais de Rua. A data foi criada por organizações não-governamentais da Holanda, em 2010, com o objetivo de conscientizar para o número de animais abandonados no país. A data não é oficial, mas todos os anos alerta para os milhões de animais abandonados nas ruas nos dias de hoje.
Receba notícias do Portal T5 no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta fazer parte do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/Fe5UDzME7JL0zho5rlYRIQ
Leia também: