Senado lança processo seletivo para estudantes com foco da democracia
Avaliações são realizadas por meio de redações.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou o lançamento do Programa Jovem Senador 2022. A ação tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas conhecimento sobre democracia, cidadania e funcionamento do Poder Legislativo federal.
Segundo Pacheco, jovens senadores e senadoras serão selecionados por meio de concurso de redação, que nesta edição tem o tema "200 anos de Independência: lições de história para a construção do amanhã".
O senador também agradeceu - na sessão da última terça-feira (23) - o apoio dos governos dos estados e do Distrito Federal, que, por meio das secretarias de Educação, promovem os concursos para a seleção dos 27 alunos e alunos, um por estado, que participam de uma semana de vivência legislativa na sede do Senado, em Brasília. Em 2022, ela ocorrerá de 27 de junho a 1° de julho. Como nas edições anteriores, um professor orientador de cada estudante também participará de atividades na Casa.
Os jovens senadores vivem a experiência de um mandato legislativo, que começa com a posse e a eleição da Mesa e termina com a aprovação de sugestões de projetos de lei, que serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH).
Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições à CDH, sendo que 40 foram aceitas como projetos de lei e duas como propostas de emenda à Constituição (PECs). Essa será a 10ª edição do Programa Jovem Senador, que já mobilizou quase dois milhões de estudantes e milhares de escolas e professores.
"O Senado Federal acredita no poder da educação para mudar a realidade brasileira e trazer do campo das ideias para a vida prática os conceitos de democracia, ética e participação política", afirmou. Ele, inclusive, concluiu o raciocínio convidando os senadores a fazer divulgação do programa em seus estados, nas redes sociais e em meios de comunicação.
Calendário do Programa Jovem Senador 2022
• Entrega das redações: até 18 de março
• Seleção dos finalistas estaduais: até 18 de abril
• Anúncio dos 27 jovens senadores e senadoras: 6 de maio
• Anúncio do vencedor do Concurso de Redação: 11 de maio
• Semana de Vivência Legislativa: 27 de junho a 1o de julho