Sem coveiro em cemitério, família sepulta vítima de Covid-19 na Paraíba
O caso aconteceu durante o enterro de Manoel Pereira da Silva, de 78 anos, no município de Riacho dos Cavalos
Uma episódio revoltou os moradores da cidade de Riacho dos Cavalos, no interior da Paraíba, nesta quarta-feira (9). Parentes tiveram que fazer o sepultamento de uma vítima da Covid-19 porque o cemitério da cidade estava sem coveiro. O caso aconteceu durante o enterro de Manoel Pereira da Silva, de 78 anos.
A vítima estava internada há alguns dias no hospital regional da cidade de Pombal, acometido com a covid-19. No último domingo, ele não resistiu a doença e morreu. A família pediu que a funerária fosse pegar o corpo de Manoel no hospital regional e que levasse para cidade de Riacho dos Cavalos. O problema é que chegando no cemitério da cidade eles perceberam que não tinha nenhuma equipe de apoio para realização no enterro.
Os familiares tiveram que realizar todo o processo de enterro. Eles pagar uma pessoa o valor de R$ 50 para cavar cova. Em seguida os próprio familiares tiraram o caixão do carro funerário e sepultaram o corpo de Manoel. A situação revoltou moradores, que filmaram a ação.
A Secretária de Saúde do Muniípio, Priscila Soares Farias, foi procurada e disse que até o momento não tinha conhecimento sobre o acontecido. Ela afirmou ainda que vai atrás do coveiro para saber o que foi que aconteceu e também vai procurar a assessoria jurídica do município para só após se pronunciar sobre o caso.
Qualquer enterro de pessoas que morreram em decorrência da Covid-19 deve ser feita por profissional qualificado com o uso de equipamentos de proteção individual, além de seguir protocolos rígidos de segurança em saúde. Nesse caso, a saúde na família foi colocada em risco.
Leia também:
+ UFPB oferta mais de 300 vagas em cursos de pós-graduação
+ João Pessoa segue vacinando população com 50 anos ou mais nesta quinta (10)