Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Quinta-feira,
3 de Abril
Domingo

Saiba quem pode votar na eleição para conselheiro tutelar de João Pessoa

João Pessoa conta com 35 pontos de votação. Pleito ocorre no domingo.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
O conselheiro tutelar é o profissional responsável por garantir a defesa e os direitos da criança e do adolescente
O conselheiro tutelar é o profissional responsável por garantir a defesa e os direitos da criança e do adolescente (Foto: Divulgação / PMJP)
ouça este conteúdo

Será realizada no próximo domingo (1º) a votação para escolha dos novos conselheiros tutelares de João Pessoa. O pleito ocorre das 8h às 17h. Haverá pela cidade um total de 35 pontos de votação, escolhidos de forma estratégica, a nas sete regiões de atuação do Conselho. Podem votar todos os cidadãos maiores de 16 anos que estejam com o título eleitoral em situação regular. No dia da votação, é necessário apresentar documento original oficial com foto ou e-título.

O conselheiro tutelar é o profissional responsável por garantir a defesa e os direitos da criança e do adolescente, no município de João Pessoa, quando necessário. Os eleitos atuarão pelos próximos quatro anos.

A eleição ocorre por meio de uma parceria entre as secretarias municipais, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA-JP) e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Como votar?

No momento da votação, os eleitores devem apresentar um documento com foto, assim como nas eleições convencionais, com direito a votar em um único candidato, pertencente a uma das sete regiões. Também devem ficar atentos aos locais de votação, que muda de acordo com o candidato escolhido.

  • Clique aqui e confira os números que correspondem a cada candidato
  • Clique aqui e confira a lista com os locais de votação

Papel do conselheiro tutelar

O Conselho Tutelar foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária. Atuando em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos.

Leia mais:



Relacionadas
noscript