Saiba qual a diferença entre as vacinas contra Covid-19 liberadas pela Anvisa
Doses são distribuídas por todo estado.
Segue em distribuição e aplicação na Paraíba e em todo o país doses das vacinas contra Covid-19 produzidas em pela universidade de Oxford/AstraZeneca e pelo laboratório Sinovac em parceris com o instituto Butantã. Ambas tiveram liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para urso emergencial.
Todavia, muitas dúvidas existem sobre o imunizante. Recentemente ao Portal T5, a biomédica Milena Saavedra esclareceu questões relacionadas às vacinas. Uma delas diz respeito às diferenças.
Confira:
Qual a diferença entre as vacinas aprovadas pela Anvisa?
“A tecnologia para produção das duas é diferente. Em resumo, a Coronavac é estabelecida através de um vírus inativado – por processos físicos e químicos. Isso tira a capacidade do vírus de causar doenças. Trata-se de uma metodologia padronizada a muito tempo”.
“Já a vacina de Oxford, refere-se a outra metodologia - mas também já bem conhecida. Usa uma tecnologia chamada de vetor viral. É um vírus geneticamente alterado, que por exemplo, pegaram de chipanzé, e que não tem capacidade de causar doença em humanos. Acrescentaram uma parte do coronavírus e, quando esse vírus entrar em nosso corpo, o sistema imunológico responde – criando anticorpos”.
Doses distribuídas
Na manhã deste domingo (24) a Paraíba recebeu 36 mil doses da vacina de Oxford. O voo teve origem em Brasília. O estado, inclusive, já havia sido contemplado com 114.846 mil doses da CoronaVac na semana passada.