Saiba como economizar energia em meio a onda de calor na PB
Patos, no Sertão, registrou o recorde de temperatura nesta terça-feira.
A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, registrou esta semana a temperatura de 39,1º C. A informação foi confirmada ao Portal T5 por Marle Bandeira, meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). A situação enfrentada por moradores nesta terça-feira (26), foi sinalizada, inclusive, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em função disso, a Energisa - responsável pela distribuição de energia no estado da Paraíba - lançou um comunicado válido aos colaboradores, que em grande parte trabalham expostos ao sol, mas com validade para toda população. Itens como uniformes de proteção, uso de protetores solares e hidratação são indispensáveis.
Segundo dados do Grupo Storm - empresa que presta consultoria para a Energisa sobre clima - poderá ser registrada na Paraíba temperaturas com 5°C acima da média. A onda de calor, em partes, é um dos efeitos do El Niño que tende a favorecer que este fenômeno ocorra com maior frequência e intensidade.
Neste período, o uso com mais intensidade de ventiladores e ar-condicionado pode encarecer a conta de energia. Confira dicas para evitar o consumo excessivo.
Ar-condicionado
● Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado.
● Mantenha os filtros limpos.
● Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho.
● Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto.
● Se possível, priorize a posição de 23ºC.
Ventilador
● Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia.
Geladeira
● Evite deixar a porta aberta.
● Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.
● Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento.
● Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.
● Não forre as prateleiras.
● Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.
Leia mais: