TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Consumo consciente

Sabão caseiro: saiba como reutilizar óleo de fritura

Mistura leva soda cáustica, óleo coado e água. Pode-se usar essência para dar cheiro ao produto.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Pode-se levar óleo até um dos dos pontos de coleta na UFPB
Pode-se levar óleo até um dos dos pontos de coleta na UFPB (Foto: Divulgação)

Um projeto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) convida a população para o reaproveitamento do óleo utilizado na preparação de alimentos. Neste período de confraternizações e festas de fim de ano, cuidar do meio ambiente se faz ainda mais significativo em função da grande produção de resíduos gerados pela reunião de muitas pessoas.

Elisângela Moura, professora da universidade, informa que após o uso deve-se esperar o óleo esfriar. Após isso colocar em um recipiente plástico (sugestão para garrafa pet) pode-se levar o material a um dos pontos de coleta do projeto.

Na UFPB, por exemplo, há quatro grupos que trabalham reutilizando o óleo. Um dos pontos de coleta fica no Centro de Biotecnologia - e funciona das 8h às 12h; e das 14h às 16h. Na entrega do material, como premiação, há um sabão que quem entrega o material recebe.

Como fazer o sabão em casa?

Para fazer o sabão em casa, é necessário coar o óleo e adicionar - em outro recipiente - um pouco de soda cáustica para dissolver em água. Após a mistura esfriar um pouco, mas ainda morna, deve-se despejar o óleo com quantidade equivalente ao da mescla entre água e soda cáustica e mexer. Quando chegar a consistência similar a de um creme deve-se armazenar em uma forma por, pelo menos 15 dias, após isso, pode-se utilizar o sabão.



Relacionadas