Rial: saiba mais sobre a moeda do Catar
Moeda é atrelada ao dólar e menos valorizada que o real.
Falta pouco para começar o maior campeonato de futebol e brasileiros que irão para o Catar, já estão nos preparativos finais para embarcar no Oriente Médio. Mas, você sabe o histórico dessa moeda?!
Em meio à correria do evento, a procura pelo conceito “rial catarense”, moeda oficial do país anfitrião, aumentou em 130% em agosto, e a pesquisa para a conversão de “QAR para BRL” registrou mais de 250% de aumento, de acordo com Google Trends.
Breve história sobre a introdução do Rial no Qatar
Uma moeda em uso até 1966 foi a rupia indiana, transformada na Rúpia do Golfo. Os proponentes dessa transformação e garantes da necessária estabilidade política eram os membros da família el-Thani, no poder no Qatar desde o século XVIII, protagonistas, especialmente durante o século XX, de uma prática governamental esclarecida aberta ao crescente estímulo de um mundo cada vez mais globalizado. No período anterior à exploração econômica dos campos de petróleo, que ocorreu no final da década de 1940, a economia do Catar baseava-se essencialmente na criação de camelos, na pesca e na coleta de pérolas. Após uma desvalorização da moeda indiana, o Catar, como outros estados que usaram a rupia do Golfo, optou por adotar uma moeda própria.
O riyal saudita foi apresentado primeiro, depois Qatar e Dubai. Com a extração de petróleo, inicialmente confiada a empresas europeias e americanas, nacionalizadas e, depois com a exploração de jazidas de gás natural, o país em poucas décadas tornou-se um dos mais ricos do mundo.
No presente momento, o dólar para o Rial está cotado em: 1 USD = 3,64000 QAR, e o Rial Catarense para o dólar está 1 QAR = 0,274725 USD. Um ponto positivo é que a moeda tem uma certa estabilidade, embora seu valor não seja tão significativo.
Economia do Catar
A economia baseia-se, especialmente, na exportação de petróleo e gás natural, que juntos representam em torno de 50% do Produto Interno Bruto do país. Segundo o Observatório da Complexidade Econômica, o Catar possui uma balança comercial positiva com saldo de US$30,7 bilhões.
O campeonato no Catar tem início dia 20 de novembro, com o confronto entre a seleção asiática contra a seleção do Equador, em partida válida pelo Grupo A do torneio, que ainda conta com Senegal e Holanda.
Fonte da imagem: pexel