Receita prorroga prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda; 340 mil paraibanos têm que declarar
Antes, a data final para transmissão do documento era 29 de abril.
A Receita Federal prorrogou o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para 31 de maio. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (5). Antes, a data final para transmissão do documento era 29 de abril.
Além disso, o limite de entrega para quem pretende quitar imposto a pagar por meio de débito automático a partir da primeira parcela também foi adiado, para 10 de maio - anteriormente, o estabelecido era 10 de abril. A opção de pagamento agendado ficará disponível a partir da segunda parcela para quem apresentar a prestação de contas ao Fisco a partir de 11 de maio - e até 31 de maio.
Este é o terceiro ano consecutivo que a Receita adia a data limite para entrega da declaração de IR.
Quem deve declarar?
Cidadãos que tiveram rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70, em 2021, são obrigados a declarar. Pelas estimativas da Receita Federal, o órgão deve receber mais de 34 milhões de declarações nesse período, além de estimar que 60% do valor total seja restituído.
Para declarar, o contribuinte precisa acessar o link da Receita Federal e baixar o programa para computador (que estará disponível a partir das 8h de segunda-feira), baixar o aplicativo no celular ou preencher de forma online.
340 mil paraibanos têm que declarar
A Receita Federal espera receber a declaração de cerca de 340 mil paraibanos. Até a tarde de ontem (segunda), os paraibanos enviaram 118.701 declarações, representando 1,08% do total recebido a nível Brasil.