Receita Federal alerta que não envia links em seus e-mails
Com o início do prazo, crescem o número de golpes relacionados ao Imposto de Renda
Começa nesta quarta-feira (15) o prazo para enviar a declaração de imposto de renda 2023. O período se estende até 31 de maio. Se você está obrigado a entregar a declaração e perder o prazo, será cobrada multa pelo atraso.
Com o início do prazo, crescem o número de golpes relacionados ao Imposto de Renda. Um dos mais comuns é o envio de e-mails falsos que se passam por comunicados oficiais da Receita Federal, solicitando informações pessoais ou bancárias. Esses e-mails costumam ter uma aparência semelhante aos comunicados oficiais da Receita, além de solicitar que o contribuinte clique em um link ou baixe um arquivo em anexo para regularizar a sua situação ou obter informações sobre a declaração. Esse tipo de mensagem costuma conter erros de português e informações duvidosas.
A Receita Federal alerta para uma informação importante e a regra básica para não cair em fraudes: prestar atenção a um detalhe, e-mails da Receita não contém links. A Receita informa também que, ao menor sinal de dúvida, as pessoas devem consultar o serviço da Central de Atendimento ao Contribuinte na internet – o portal e-CAC.
Leia também: