"Queiroga Mentiroso" torna-se um dos assuntos mais comentados no Twitter; entenda
Ministro atribuiu 4 mil mortes à vacina contra a Covid-19.
A frase "Queiroga Mentiroso" tomou conta do Twitter nas últimas horas como repercussão a uma declaração do ministro da Saúde com relação a mortes atribuídas à vacinação contra Covid-19. À rádio Jovem Pan, o paraibano afirmou que existiam comprovadamente 4 mil óbitos atribuídos a possíveis efeitos dos imunizantes. A fala foi realizada na última segunda-feira (17).
Contudo, dados oficiais do próprio Ministério da Saúde apontam 11 óbitos ligados aos imunizantes contra o vírus. Em decorrência da informação errada Queiroga assumiu o equívoco.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico publicado no fim de novembro de 2021, o Ministério contabilizou 11 óbitos em decorrência das complicações no pós-vacina. Todavia, o número de eventos é considerado muito baixo pois mais de 320 milhões de doses já foram aplicadas no Brasil.
Conforme apuração da Folha de S. Paulo, o Ministério da Saúde atualizou os casos sob investigação e considera que há 13 mortes associadas à vacinação. O ministro também considerou que houve uma 'distorção' de sua fala.
Veja publicações do ministro e de internautas
Durante a entrevista, eu disse exatamente que “há cerca de 4 mil óbitos onde há uma comprovação de uma relação causal com a aplicação da vacina”. A fala está correta. Foram notificados 3.934 óbitos relacionados a vacinação (1,7 mortes por 100 mil doses).
— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) January 18, 2022
Pelos dados do MS, apenas 13 casos tiveram relação direta comprovada com a vacina contra a COVID-19. Isso tbm está correto.
— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) January 18, 2022
As notificações ocorrem quando há óbitos em até 30 dias após a aplicação das doses por causas similares às detectadas como efeitos adversos da vacinação.
A Folha de S. Paulo ignora que durante entrevista eu ressaltei os aspectos positivos da vacinação e sua contribuição na redução dos óbitos causados pela COVID-19. Mas não podemos deixar de discutir efeitos adversos. Eles existem e estamos acompanhando.
— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) January 18, 2022
Sim o #QueirogaMentiroso não gosta de criança. Deixou povo sem testes e induziu pais ter medo insegurança jogando esta fala dele nas redes do cercadinho dos seguidores. Pfizer tem que processar ele.
— Denny (@Denny25973767) January 19, 2022
QUEIROGA MENTIROSO, o pior ministro da Saúde da história, conseguiu ser pior que o pazuzu https://t.co/SMs7jiRyBi
— Insônia Máxima (@InsoniaMaxima) January 19, 2022