Quatro cidades da Paraíba têm risco de surto de dengue, chikungunya e zika
Veja como se prevenir das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Quatro municípios paraibanos estão sob risco de surto de dengue, chikungunya e zika. As cidades de Teixeira, Baraúna, São José do Brejo do Cruz e Manaíra estão com alta incidência de casos de arboviroses, segundo o novo boletim epidemiológico da gerência executiva de Vigilância em Saúde da Paraíba. Veja, no final da matéria, dicas para combater o mosquito causador das doenças.
Ao Portal T5, a gerente operacional de vigilância epidemiológica, Talitha Lira, disse que a Secretaria de Saúde entrou em contato as cidades sob alerta e orientou que fossem realizadas ações de conscientização com os moradores. "Para evitar o surto, é fundamental não deixar o mosquito nascer", pontuou.
Subnotificação prejudica
Apesar da alta incidência de notificações em alguns municípios da Paraíba, esse não é cenário geral do estado. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado, nos três primeiros meses de 2023 foram registrados 1.817 casos prováveis de doenças causadas pelo Aedes Aegypti. O número é 76% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram notificados mais de 7 mil casos.
Para Talitha, o dado está subnotificado e dificulta a tomada de decisão assertiva por parte das autoridades de Saúde. "É preciso fortalecer a sistema de notificações, alertando os profissionais de saúde sobre a importância de sinalizar casos prováveis de Dengue, Chikungunya e Zika. E essa notificação é feita através da observação dos sinais e sintomas dos pacientes", explicou.
Como se prevenir?
A melhor forma de evitar a dengue, chikungunya e zika é combater os locais que possam favorecer a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, confira algumas recomendações:
- Mantenha bem tampados caixas, tonéis e barris de água.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
- Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
- Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
- Se for guardar pneus em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
- Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
- Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
- Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
Leia também: