TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Inadimplentes

Quase 40% dos paraibanos estão endividados, diz Serasa

Paraíba está entre os cinco estados com menores índices de inadimplência do Brasil

Por Juliana Alves Publicado em
Dinheiro cartao
(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Quase 40% dos paraibanos estão endividados, segundo dados divulgados pela Serasa Experian nesta sexta-feira (21). De acordo com o estudo, até junho, 39,29% da população paraibana tinha alguma pendência financeira.

Apesar do alto índice, a Paraíba aparece entre os cinco estados do Brasil com as menores taxas de inadimplência. O estado fica atrás apenas do Rio Grande do Sul (39,22%), Maranhão (38,82%), Santa Catarina (37,14%) e Piauí (36,18%).

No cenário nacional, o número de endividados de junho diminuiu quando comparado com o mês de maio. Atualmente, são 71,45 milhões de brasileiros com contas atrasadas.

Segundo os dados da Serasa, as dívidas que mais levaram os brasileiros para a lista dos inadimplentes foram as contas com bancos e cartões de crédito. Em seguida, estão as dívidas consideradas básicas, como água, luz e gás, e também contas com o varejo.

Para enfrentar a situação de inadimplência no Brasil, o governo federal criou um programa emergencial de renegociação de dívidas, o Desenrola Brasil. Veja aqui mais detalhes.

Renegociação

Na próxima segunda-feira (24), o Procon da Paraíba com apoio do governo federal inicia o Mutirão de Renegociação de Dívidas. O mutirão é destinado aos consumidores em situação de endividamento adimplente ou inadimplente, com necessidade de negociar dívidas existentes, como forma de prevenção ao superendividamento, sem valor de renda para adesão e sem valor definido de dívida.

Excepcionalmente no dia 24, em razão do ponto facultativo decretado pelo governo da Paraíba para o jogo da seleção brasileira feminina, o mutirão começará a partir das 12 horas. Depois, o horário de atendimento será das 8h às 16h30. Além disso, de 24 a 31 de julho, o mutirão acontecerá no formato híbrido. Em seguida, até 11 de agosto, será no formato online pelo WhatsApp (83) 98618-8330.

Saiba mais sobre o mutirão aqui.

Leia também:



Relacionadas