Qual a origem do Dia dos Namorados?
Dia celebra a união de casais apaixonados pelo país.
Uma data dedicada aos apaixonados: o dia 12 de junho no Brasil é considerado o dia dos namorados. Trata-se de um dos lembretes comemorativos mais celebrados no país. A origem, no entanto, está longe das terras tupiniquins. O dia dos namorados tem origem na história de São Valentim.
Conforme a história mais famosa contada pela igreja católica, Valentim foi um bispo da que esteve proibido de celebrar casamentos pelo Imperador Cláudio II. O militar acreditava que a união de duas pessoas era nociva a jovens que entravam no exército. Valentim desobedeceu a ordem e continuou realizando cerimônias. No entanto, foi preso e morto em um 14 de fevereiro em meados do século 3. Europa e Estados Unidos, inclusive, comemoram o "Valentine's Day" nessa data.
No Brasil, no entanto, o dia dos namorados foi remanejado para o mês de junho em consonância ao dia de Santo Antônio - conhecido popularmente como santo casamenteiro, celebrado no dia 13. Além disso, surge como uma estratégia do comércio em 1948.
Por conta do desaquecimento das vendas no período, a data foi criada por representantes de instituições ligadas ao varejo em São Paulo. Hoje, o dia dos namorados representa a sexta data do ano em número de vendas para o comércio nacional, segundo especialistas.
Leia mais: