Qual a origem da celebração de Corpus Christi?
Solenidade de Corpus Christi foi oficializada em 1264 pelo Papa Urbano IV
O dia de Corpus Christi não é feriado na maioria das cidades de Brasil, sendo considerado apenas ponto facultativo pelas prefeituras. Como é o caso de João Pessoa, na Paraíba. Mas, sendo feriado ou não, muitas pessoas aproveitam a folga para viajar ou descansar. Mas você sabe qual a origem e o que é celebrado em Corpus Christi?
Em latim, Corpus Christi significa 'corpo de Cristo'. A data é celebrada no calendário da Igreja Católica 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Para os católicos, a data é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.
Como surgiu?
A solenidade de Corpus Christi foi oficializada em 1264 pelo Papa Urbano IV, que morreu pouco depois de instituir a festa. A morte do líder religioso prejudicou a popularização da festa na época. Mas o sucessor dele, o Papa Clemente V, foi quem tomou o assunto no concílio geral de Viena, em 1311, e ordenou mais uma vez a adoção da celebração.
Tapetes coloridos
No dia de Corpus Christi são confeccionados os tradicionais tapetes coloridos, geralmente de pó de serra, nas ruas e igrejas. A tradição teve origem em Portugal e foi trazida para o Brasil durante o período de colonização.
Para os católicos, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém.
Leia também: