Presidente Lula será submetido a cirurgia em outubro
Lula tem artrose na cabeça do fêmur, um desgaste na cartilagem que reveste as articulações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta sexta-feira (1º) que passará por uma cirurgia no quadril em outubro deste ano. A necessidade da operação foi anunciada pelo ex-presidente em julho, quando ele se submeteu a um procedimento de infiltração para aliviar as dores na região.
Lula tem artrose na cabeça do fêmur, um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, e vem sofrendo com dores cada vez mais frequentes.
Durante uma cerimônia de inspeção de obras da transposição do Rio São Francisco, no Rio Grande do Norte, Lula comentou sobre sua decisão de realizar a cirurgia: "Eu vou parar porque, eu quero confessar, essa dor dói de dia, dói sentado, dói em pé, dói deitado, e não tem remédio. O remédio é operar".
O presidente explicou que sua última viagem antes da cirurgia será ainda em setembro. Ele participará da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, e do encontro do G77, uma coalização de 134 nações em desenvolvimento da qual o Brasil faz parte, em Cuba. Antes disso, ele viajará à Índia para a Cúpula do G20. Seu último compromisso em Brasília será a recepção ao presidente do Vietnã, no dia 26 de setembro. Após esses compromissos, Lula fará uma pausa em suas atividades para realizar a cirurgia e se recuperar.
Com Agência Brasil
Leia também: