Possível formação de tornado chama atenção no interior da PB
Especialistas da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) identificaram a aparição de uma nuvem funil
Uma formação meteorológica pouco comum surpreendeu moradores de Guarabira durante uma chuva, nesta terça-feira (28). Especialistas da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) identificaram a aparição de uma nuvem funil, estágio inicial que precede a formação de um tornado.
Segundo os meteorologistas, para que seja caracterizado como um tornado, a nuvem funil precisa descer e tocar o solo. No entanto, neste caso, a formação não atingiu esse estágio, não representando riscos à população.
O geógrafo e professor da UEPB, Belarmino Mariano Neto, especializado em meio ambiente, explica os possíveis motivos para o surgimento desse fenômeno na região de Guarabira. De acordo com o especialista, a elevação das temperaturas nos últimos meses na região e as mudanças climáticas globais podem estar associadas a esse evento.
O calor intenso na região provoca pressão e choques térmicos nas massas de ar estocadas no Oceano Atlântico, resultando no deslocamento vigoroso de nuvens carregadas. O fenômeno, embora tenha chamado a atenção, não evoluiu para um tornado propriamente dito e não causou transtornos.
Uma formação meteorológica pouco comum surpreendeu moradores de Guarabira, no interior da Paraíba, durante uma chuva, nesta terça-feira (28). Especialistas da AESA identificaram a aparição de uma nuvem funil, estágio inicial que precede a formação de um tornado. pic.twitter.com/i1l9YV1jpI
— Portal T5 (@Portal_T5) November 28, 2023
Leia também: