TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
IPC-PB

Polícia Civil da Paraíba incia emissão de Carteira de Identidade Nacional

O formato de identificação terá prazos de validade de acordo com a idade das pessoas, conforme determinado em lei

Por Carlos Rocha Publicado em
Polícia Civil da Paraíba incia emissão de Carteira de Identidade Nacional
Polícia Civil da Paraíba incia emissão de Carteira de Identidade Nacional (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Instituto de Polícia Científica (IPC), começa nesta quinta-feira, 14 de dezembro, a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que é o novo documento de identidade. O formato de identificação terá prazos de validade de acordo com a idade das pessoas, conforme determinado em lei.

A novidade da CIN é que, agora, não haverá mais um “número de identidade” específico no documento. Ele será substituído pelo número do CPF da pessoa, tornando o RG um documento padronizado em todo o país.

Atualmente, os brasileiros podem ter documentos de identidade em vários estados brasileiros, cada um com uma numeração diferente. Com a CIN, isso não será mais possível, e o novo documento ainda contribuirá para agilizar processos de identificação e até mesmo investigações criminais, devido ao seu caráter universal.

Prazos 

A Carteira de Identificação Nacional terá prazo de validade. Para pessoas de zero a 12 anos incompletos, a CIN valerá por um período de cinco anos. Já para quem tem de 12 a 60 anos incompletos, esse tempo aumenta para 10 anos de validade. E as pessoas com mais de 60 anos não precisam renovar a CIN.

Apesar de a emissão da CIN já ter iniciado na Paraíba, os usuários não precisam ter pressa para requisitar novo documento. As cédulas de Identidade (atual RG em papel) podem ser substituídas até o ano de 2032, período estabelecido pela legislação para que os estados alcancem a meta do projeto.

A emissão da primeira via do CIN é gratuita. Todos os procedimentos necessários serão divulgados pela Polícia Civil da Paraíba.

Leia também:



Relacionadas