PM que serviu na Paraíba morre no DF após se ferir durante treinamento
Abraão Taveira serviu na Polícia Militar da Paraíba por nove anos, e a instituição lamentou profundamente sua morte
O tenente da Polícia Militar de Alagoas, Abraão Taveira, de 39 anos, que ficou ferido durante um treinamento no Distrito Federal no dia 30 de agosto, faleceu nesta sexta-feira (8). O militar passou 10 dias internado na UTI do Hospital de Base em estado grave. Abraão Taveira serviu na Polícia Militar da Paraíba por nove anos, e a instituição lamentou profundamente sua morte.
De acordo com informações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), foi solicitada a remoção do corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Brasília, e uma equipe de policiais civis foi enviada ao hospital para investigar o caso. A 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) está conduzindo a investigação.
O tenente Abraão Taveira participava de um Curso de Cinotecnia, que envolve a preparação de cães, ministrado pela Polícia Militar do DF (PMDF). Durante uma das instruções, que foi coordenada pelo Corpo de Bombeiros do DF, os alunos foram vendados e colocados em uma manilha com água.
Segundo relatos, durante esse exercício, o tenente bateu a cabeça e ficou submerso por alguns minutos. Quando foi retirado da manilha, já estava em parada cardiorrespiratória. Os socorristas tentaram reanimá-lo por 38 minutos antes de levá-lo em estado grave para o Hospital de Base de Brasília.
Alguns participantes do curso criticaram a instrução, alegando que ela "não agrega em nada" e chegaram a descrevê-la como uma forma de "tortura". Além do tenente de Alagoas, outros também se feriram durante a atividade.
Em nota conjunta divulgada na quinta-feira (31), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Distrito Federal afirmaram que as situações do curso "buscam alcançar todas as circunstâncias de atuação que o policial militar pode vir a ter que enfrentar".
No entanto, em uma nova nota, o Corpo de Bombeiros esclareceu que a atividade tinha como objetivo o resgate de vítimas em ambiente confinado ou em estruturas colapsadas com o apoio de cães. A nota destacou que "um dos militares veio a ter um mau súbito" e foi "prontamente retirado do local onde se encontrava".
O comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, anunciou que, em conjunto com o secretário de Segurança Pública, nomeou um grupo de trabalho para acompanhar as investigações em curso pelas instituições de segurança pública do Distrito Federal. Além disso, a Associação dos Oficiais Militares de Alagoas cobrou esclarecimentos sobre as circunstâncias do acidente que resultou na morte do tenente.
O Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas publicou uma nota de pesar sobre o falecimento do tenente Abraão Taveira, onde além de expressar condolências aos familiares e amigos, afirmou estar "empregando todos os esforços pela elucidação dos fatos que vitimaram o militar alagoano".
O corpo do tenente Abraão Taveira será levado para Alagoas, onde receberá honrarias, e posteriormente encaminhado para o município de Garanhuns, em Pernambuco, onde ele nasceu.
David Taveira, irmão do tenente, usou as redes sociais para lamentar a morte do irmão e prestar homenagem a ele. Em uma comovente mensagem no Instagram, ele enalteceu as qualidades do tenente, chamando-o de "guerreiro" e "ídolo".
Leia também: