Petrúcio Ferreira leva ouro com recorde paralímpico
Paraibano foi o melhor entre os corredores com deficiências nos membros superiores.
Petrúcio Ferreira é o atleta paralímpico mais rápido do mundo. O paraibano conquistou o ouro na prova dos 100m da classe T47, na manhã desta sexta-feira (27), no horário de Brasília. A competicação aconteceu no Estádio Olímpico e Paralímpico de Tóquio. Petrúcio foi o melhor entre os corredores com deficiências nos membros superiores, com direito a recorde paralímpico, de 10s53. Essa é a quarta medalha paralímpica de Petrúcio - o bi da modalidade.
Também no pódio, o brasileiro Washington Júnior terminou com bronze, no tempo de 10s68. Nas redes sociais, o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), comentou a vitória do atleta: "Parabéns, Petrúcio. Você é um grande orgulho para todos nós!!", disse.
Petrúcio da Paraíba, Petrúcio do Brasil! Mais uma medalha de ouro e mais um recorde para o homem mais rápido do mundo no esporte paralímpico. De São José do Brejo do Cruz para brilhar na #Tokyo2020 Parabéns, Petrúcio. Você é um grande orgulho para todos nós!! pic.twitter.com/poJNGhEow2
— João Azevêdo (@joaoazevedolins) August 27, 2021
Petrúcio é natural de São José do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba. No peito, além do ouro recém-conquistado carrega outras marcas importantes: o de campeão nas olimpíadas do Rio - em 2016, nos 100m, e também tem duas pratas na mesma edição: nos 400m T47 e no revezamento 4x100m T42-47.
Em 2019, durante o Mundial de Dubai, ele foi ouro nos 100m e 400m. No Parapan de Lima, ouro nos 100m e a prata nos 400m. Segue ta,mbém com o posto de recordista mundial nos 100m e 200m.
Após a disputa, Petrúcio relatou em entrevista um desentendimento com Pedrinho Almeida - seu treinador. "Eu tive uma pequena DR com meu treinador, perguntei se ele confiava em mim. E dedico essa vitória a ele, que está comigo desde 2014 e pediu para eu correr com a cabeça", afirmou a SportTV.
Veja mais: