Pesquisa aponta índice de infestação do Aedes aegypti em João Pessoa
A maioria dos focos do mosquito constam em depósitos ao nível do solo e em resíduos urbanos.
A Gerência de Vigilância Ambiental de João Pessoa lançou nesta quarta-feira (1º), dados da pesquisa que avalia o índice de infestação do Aedes aegypti em João Pessoa. O estudo aconteceu entre os dias 17 e 21 de outubro, dentro do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypt (LIRAa). De acordo com a análise, João Pessoa apresenta baixo risco para infestação do mosquito, com o Índice de Infestação Predial (IPP) marcando 0,3%.
O LIRAa é uma pesquisa desenvolvida por meio de amostragem e tem com objetivo avaliar o risco de reprodução do mosquito Aedes aegypti nos bairros da capital.
Segundo o levantamento, apenas duas áreas apresentam médico risco para infestação do Aedes, que englobam os bairros de Mangabeira, Róger, Bairro dos Estados e Bairro dos Ipês. As demais apresentaram baixo risco e nenhum tem risco elevado. A maioria dos focos encontrados eram em depósitos ao nível do solo e em resíduos urbanos.
Disque Dengue
Na cidade, a população pode ligar para o número 3214-5718, disponibilizado para a população um canal para informações sobre a dengue. Pelo canal de comunicação é possível denunciar locais que possam ter focos do Aedes aegypti, além de ter acesso às informações sobre como evitar a proliferação do mosquito ou ainda tirar dúvidas sobre os principais sintomas da doença. O contato está ativo de segunda e sexta, das 8h às 17h.
Leia mais: