PB tem 177 mil MEIs, que representam 20% do total de trabalhadores formais
Para ser considerado como MEI, o trabalhador deve preencher uma série de requisitos do Simples Nacional.
Um total de 177.931 pessoas estão registradas como Micro Empreendedores Individuais (MEI's) na Paraíba. O montante representa o percentual de 20,5% do total de trabalhadores cadastrados formalmente no estado em 2021. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O percentual, inclusive, coloca o estado como o segundo maior índice do Nordeste - ficando atrás apenas da Bahia, com 22,7%. No país, o percentual é o 9º maior.
Para ser considerado como MEI, o trabalhador deve preencher uma série de requisitos do Simples Nacional e um deles é não ter um faturamento anual superior a R$ 81 mil. Além disso, é necessário estar dentro das atividades permitidas.
Aumento
Na Paraíba, em 2021, cerca de 13,4 mil microempreendedores saíram do cadastro. Já outros 41,7 mil entraram no perfil. Comparado com o que se observou em 2020, há uma alta de 19,1% no total de inscritos, superior à média brasileira (18,4%) e a 4ª maior do Nordeste.
O estudo analisou dados de diferentes fontes, como o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o Simples Nacional, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), a Relação anual de Informações Sociais (Rais) e o Cadastro Central de Empresas (Cempre).
As informações são das Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais 2021, divulgadas de forma experimental pelo IBGE, pela primeira vez, nesta quarta-feira (04).
Leia mais: