Paraibano Mário Hélio é eleito para Academia Pernambucana de Letras
O escritor e jornalista de 58 anos, natural da cidade de Sapé, foi eleito para ocupar a cadeira de número 24
Em uma votação realizada nesta segunda-feira (12), em Recife, Mário Hélio Gomes de Lima conquistou um lugar de destaque na Academia Pernambucana de Letras (APL). O escritor e jornalista de 58 anos, natural da cidade de Sapé, foi eleito para ocupar a cadeira de número 24, substituindo o médico e teatrólogo Reinaldo de Oliveira, que faleceu no ano de 2022.
A cadeira que agora pertence ao novo acadêmico tem como patrono o ilustre Joaquim Nabuco, reconhecido por sua contribuição à cultura e à literatura brasileira. A eleição ocorreu na sede da APL, situada no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife.
Mário Hélio é mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Antropologia pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Ao longo de sua carreira literária, o escritor já publicou 12 livros, entre eles destacam-se obras como "O Recife melhor do que Paris" e "Cícero Dias - uma vida pela pintura".
Além de sua atuação como repórter e colunista literário, Mário Hélio desempenhou importantes papéis no cenário cultural pernambucano. Foi curador literário da Fliporto, coordenador-geral da Editora Massangana e diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco. Recentemente, recebeu o convite para ocupar a posição de superintendente na Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), onde passou a coordenar e editar o Suplemento Cultural do Estado, além de ser um dos fundadores da revista Continente.
Leia também: