Paraibanas chegam a aeroporto de Tel Aviv, em Israel, para embarcar de volta ao Brasil
Previsão é que a aeronave pouse em Brasília na madrugada de quarta-feira (11)
Três paraibanas chegaram ao aeroporto de Tel Aviv, em Israel, nesta terça-feira (10), para embarcar no voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que faz parte da operação de repatriação de brasileiros que estão na área de conflito em Israel e na Palestina.
Inicialmente, o Itamaraty optou por repatriar duas mulheres que estavam mais próximas da zona de conflito. A terceira paraibana deve voltar ao Brasil no segundo voo, pois estava mais distante.
Ao todo, cinco paraibanos foram identificados como afetados pela situação. Dentre eles, um casal de Sousa - que segundo o secretário executivo de representação da Paraíba, Adauto Fernandes - retornou à Paraíba. Duas mulheres são moradoras de João Pessoa e uma outra de Campina Grande.
O primeiro voo de volta ao Brasil acontece com decolagem da cidade israelense, prevista para às 17h (horário de Tel Aviv, 11h, horário de Brasília).
Na volta, a previsão é que a aeronave KC-30 pouse em Brasília na madrugada de quarta-feira (11), a 1h da manhã (horário de Brasília).
A expectativa é que além deste voo, outras duas aeronaves devem pousar ainda com a missão de repatriar brasileiros.
A aeronave
O KC-30, com 59 metros de comprimento, é a maior aeronave já operada pela Força Aérea Brasileira, podendo transportar até 238 passageiros, 45 toneladas de cargas e voar uma distância de 14,5 mil quilômetros. Assim, a incorporação da aeronave ao Esquadrão Corsário resultará em um significativo incremento na eficiência operacional da FAB em prol da defesa do país e do apoio ao desenvolvimento nacional.
Na ação interministerial, denominada Operação Voltando em Paz, estarão disponíveis ainda outro KC-30 e dois KC-390 Millennium.
Leia também: