Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Domingo,
30 de Março
ranking nacional

Paraíba teve 2º maior crescimento no varejo do país em julho, diz IBGE

O crescimento coloca a Paraíba em segundo lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas do Espírito Santo (3,3%)

Por Carlos Rocha Publicado em
Vestuários e calçados são preferência entre presentes
Vestuários e calçados são preferência entre presentes (Foto: arquivo/Divulgação/Governo da Paraíba)
ouça este conteúdo

O comércio varejista na Paraíba demonstrou um sólido desempenho em julho, apresentando um aumento de 2,4% no volume de vendas em comparação com o mês de junho, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento coloca a Paraíba em segundo lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas do Espírito Santo (3,3%) e superando a média brasileira (0,7%).

Além disso, no que diz respeito à receita nominal de vendas do setor paraibano, foi registrada uma elevação de 2,8%, superando significativamente a média nacional, que ficou em 0,8%.

Os dados da pesquisa revelam que o comércio varejista no estado da Paraíba apresentou um aumento tanto no volume de vendas (1,9%) quanto na receita (2,8%), quando comparado ao mesmo período do ano anterior, 2022.

No acumulado dos últimos 12 meses, a Paraíba se destaca como líder nacional, com crescimentos de 15% no volume de vendas e de 18,1% na receita nominal do setor. Ambos os indicadores estão significativamente acima das médias brasileiras, que registraram 1,63% no volume de vendas e 7,5% na receita.

No segmento do varejo ampliado, que abrange um escopo mais abrangente de produtos e serviços, a Paraíba mais uma vez lidera o cenário nacional, com crescimento de 4,9% no volume de vendas e de 5,5% na receita nominal do setor. Estes números também superam as médias brasileiras, que ficaram em –0,3% no volume e 0,2% na receita, respectivamente.

Os resultados positivos no acumulado de 12 meses do varejo ampliado demonstram a sustentabilidade do crescimento, com variações de 13,1% no volume de vendas e de 18% na receita em relação ao ano anterior, 2022.

Leia também:



Relacionadas
noscript