TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
imunização

Paraíba prorroga a campanha de vacinação contra a raiva animal

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por vírus, e os principais agentes de transmissão no ciclo urbano são os cães e gatos

Por Carlos Rocha Publicado em
João Pessoa passa a proibir uso de coleiras que dão choque elétrico em cães
João Pessoa passa a proibir uso de coleiras que dão choque elétrico em cães (Foto: Carlos Rocha)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, anunciou a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal na Paraíba até o dia 10 de novembro. O objetivo da campanha é imunizar 881 mil animais com idade a partir de 3 meses em todo o estado. Até o momento, foram vacinados um total de 617.803 animais.

O médico veterinário da SES, Francisco de Assis Azevedo, destaca que até o dia 25 de outubro, a Paraíba alcançou uma cobertura vacinal de 76,13% para cães e 87,18% para gatos. No entanto, ele ressalta que a vacinação é parte fundamental da estratégia para eliminar a raiva humana transmitida por essas espécies até 2030.

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por vírus, e os principais agentes de transmissão no ciclo urbano são os cães e gatos. A vacinação é a única forma eficaz de prevenção, não apresentando contraindicações. Sem a devida prevenção, a doença acomete o sistema nervoso central e é quase sempre fatal, tanto para humanos quanto para animais.

A SES enfatiza que todos os 223 municípios da Paraíba estão abastecidos com as vacinas e incentiva a busca ativa de animais ainda não vacinados, a imunização de animais em condições de rua sempre que possível e a cobertura de áreas que não tenham sido atendidas. Além disso, a correta anotação de todas as vacinas administradas e a atenção à conservação das vacinas, especialmente durante o transporte, são essenciais para o sucesso da campanha.

Leia também:



Relacionadas