Paraíba libera antecipação de vacina para quem for viajar para o exterior
A resolução publicada neste sábado (14) considera a exigência de vacinação contra a Covid-19 para entrada em alguns países
Uma resolução publicada na edição deste sábado (14) do Diário Oficial do Estado (DOE) libera a antecipação da vacina contra a covid-19 para pessoas em condições especiais de viagens internacionais. A medida, que já está em vigor, foi estabelecida pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e beneficia, entre outros grupos, estudantes em intercâmbio.
De acordo com o documento publicado, fica liberado o adiantamento da vacinação contra a covid-19 para:
- pessoas maiores de 18 anos selecionadas em programas de formação, ensino e pesquisa no exterior;
- trabalhadores com contratos em empresas internacionais;
- pessoas com necessidades de realização de procedimentos cirúrgicos ou tratamentos, desde que justificados os riscos de morte ou complicação e a impossibilidade de aguardar o agendamento da sua faixa etária;
- pacientes com necessidade de iniciar o tratamento com imunossupressor
- acompanhantes para os casos de tratamentos das doenças citadas.
Conforme a resolução, para a segunda dose do imunizante, será seguido o prazo recomendado pelo Ministério da Saúde.
Além disso, a oferta de imunizantes se dará em conformidade com as recomendações sanitárias do país de destino do viajante, ou seja: considerando laboratório específico exigido, mediante a disponibilidade do imunizante no local de vacinação.
A documentação comprobatória das condições para a antecipação de vacina deverá ser apresentada às respectivas secretarias municipais de saúde para análise e agendamento.
Confira aqui a resolução publicada.