Operação prende membros de grupo suspeito de fraudes previdenciárias na PB
A prisão de duas pessoas foi realizada na cidade de Mamanguape
O delegado Bruno Rodrigues, da Polícia Federal, anunciou, nesta terça-feira (13), o início de uma força-tarefa integrada, envolvendo a Polícia Federal, o Núcleo de Inteligência Previdenciária, a Inteligência Corporativa do Santander e a Polícia Militar de Mamanguape. A intenção é desarticula rum grupo suspeito de criar pessoas fictícias para ter acesso a benefícios previdenciários.
De acordo com o delegado, o trabalho teve como base um relatório de inteligência que identificou a formação de um grupo que criava pessoas fictícias por meio de documentos falsos para obter benefícios previdenciários.
A operação resultou na prisão em flagrante de um indivíduo, no início da tarde desta terça-feira (13), que se passava por uma pessoa inexistente no momento em que realizava um saque de benefício previdenciário. Essa quadrilha tinha como alvo idosos vulneráveis.
Um idoso proveniente de Pernambuco foi detido ao tentar efetuar um saque na agência de Mamanguape. Descobriu-se que o mesmo indivíduo se passava por sete pessoas diferentes e já havia realizado diversos saques fraudulentos.
A investigação revelou que o grupo atua em todo o Nordeste, adotando uma estratégia de rodízio entre os estados para dificultar a ação das autoridades. Além do envolvimento de coordenadores e organizadores, foram identificados os "dublês", pessoas que se passavam pelas vítimas para realizar os saques.
No momento, duas pessoas foram presas em flagrante, mas acredita-se que exista um número maior de integrantes do grupo em diversos núcleos de atuação. As investigações continuarão para apurar o valor total da fraude, uma vez que o grupo utilizava uma série de idosos como vítimas. Seguno o delegado, a prisão realizada deve contribuir para análises mais aprofundadas dos dados obtidos, visando combater esse tipo de crime de forma efetiva.