Operação Manto: Força-Tarefa combate jogos de azar na Paraíba
A ação teve como foco a região metropolitana de João Pessoa
Uma força-tarefa composta pela Polícia Civil, Ministério Público, Instituto de Polícia Científica, Secretaria da Fazenda e Polícia Militar do Estado da Paraíba deflagrou, na tarde desta terça-feira, 05 de setembro, a Operação MANTO. A ação teve como foco a região metropolitana de João Pessoa, abrangendo especialmente a capital, Santa Rita, Cabedelo e Lucena.
A operação envolveu a execução de 25 ordens judiciais de busca e apreensão, com o objetivo de reunir novos elementos probatórios relacionados a atividades de jogos de azar e bingos, que estariam sendo realizados sem a devida autorização do órgão responsável pela concessão dessas atividades.
O caso teve origem a partir de uma representação da Loteria do Estado da Paraíba – LOTEP, que identificou diversos estabelecimentos comerciais operando atividades sem autorização, controle e fiscalização do órgão. Como essas atividades não estão sob a jurisdição da LOTEP, e considerando a possibilidade de direcionamento das máquinas para induzir os clientes a perdas financeiras, a operação foi desencadeada para interromper tais práticas ilegais.
A operação foi nomeada como "Manto", em referência ao Deus do azar, que costumava atrair suas vítimas por meio de jogos, causando prejuízos financeiros. O evento mobilizou 204 servidores, incluindo Policiais Civis e Militares, Auditores Fiscais, Peritos e membros do GAECO/PB, que cumpriram os mandados judiciais determinados.
Leia também: