Operação contra suspeitos de desviar recursos públicos é deflagrada na Paraíba
Mandados de prisão são cumpridos nas cidade de Dona Inês, Bananeiras, Solânea e Guarabira.
Uma operação contra suspeitos de desviar recursos públicos em cidades do Brejo da Paraíba foram deflagradas na manhã desta quinta-feira (20) em pelo menos três cidades. As ações acontecem nos municípios de Dona Inês, Solânea e Guarabira.
A ação é coordenada pelo Ministério Público a Polícia Civil, por meio da Promotoria de Justiça de Bananeiras, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO/PB, e Delegacia de Combate à Corrupção – DECCOR.
Denominada como 'Passando a Limpo', a operação tem como objetivo cumprir 14 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos envolvidos. As visitas dos agentes têm como objetivo recolher elementos e materiais que reforcem a prática de desvio de recursos públicos, fraudes em procedimentos licitatórios, lavagem de dinheiro e outros crimes.
O grupo criminoso estaria instalado na prefeitura Municipal de Dona Inês/PB entre os anos de 2017 e 2020.
Mais sobre o caso
Segundo a polícia, a investigação tramita na Promotoria de Bananeiras. Os indícios apontam para a existência de um grupo criminoso responsável pela contratação de uma empresa para o fornecimento de combustível à prefeitura municipal de Dona Inês. Contudo, as avaliações apontam que a empresa era da irmã do prefeito - apontado como líder do grupo criminoso investigado - e administrador do posto de combustíveis.
"Inclusive, procurações conhecidas nos autos registram a outorga de poderes da administração da empresa em favor do seu irmão (Prefeito à época). As ordens judiciais estão sendo cumpridas pela Policia Civil do Estado da Paraíba, oportunidade em que o Ministério Público concentra as atividades – gerenciamento, recepção de documentos e bens apreendidos etc. – na Promotoria de Justiça de Bananeiras/PB".