Opera Paraíba chega ao Distrito de Galante com ações de saúde e serviços; veja
Além dos serviços de saúde, também serão ofertadas a emissão de documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho digital, e fotos 3x4
O programa Opera Paraíba nos Bairros está em Campina Grande. Nesta segunda-feira (20) e na terça-feira (21), a Escola Estadual Monsenhor Sales, no Distrito de Galante, foi o local escolhido para as ações de saúde para a população do local. A medida busca atender a população que necessita de cirurgias eletivas e descentralizar, levando esse serviço para mais perto de quem mais precisa.
“Nós vimos o quanto as pessoas estão carentes desse tipo de serviço em Campina Grande e, por isso, vamos levar o Opera Paraíba para todos os bairros da cidade, dando oportunidade a quem está há meses ou anos precisando de ações de saúde e não encontra na atenção básica”, explica o secretário Executivo de Saúde, Jhony Bezerra.
Assim como ocorreu na primeira edição, quando o programa passou pelos bairros Aluísio Campos, José Pinheiro, Malvinas e Pedregal, a ação itinerante em Galante também vai realizar testes de glicemia, aferição de pressão arterial, exames laboratoriais, acompanhamento nutricional, atendimento psicológico, mamografias, consultas médicas, vacinação, odontologia, fisioterapia e agendamento de cirurgias. Em parceria com o Programa Cidadão, além dos serviços de saúde, também serão ofertadas gratuitamente a emissão de documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho digital, e fotos 3x4 para documentos.
Na primeira semana da ação, foram mais de 8 mil atendimentos, sendo quase 4 mil exames laboratoriais, mais de 900 consultas médicas e mais de 100 cirurgias agendadas.
“O resultado obtido nos primeiros bairros por onde passamos foi muito positivo, em todos os locais que chegamos muita gente foi atendida e conseguiu resolver no mesmo dia a realização de uma consulta ou exame, por exemplo. Os números alcançados mostram que atendemos o propósito de levar e aproximar os serviços de saúde à população mais carente, que está na periferia e não tem acesso a esse tipo de ação”, ressalta a diretora do Hospital de Clínicas, Vívian Rezende.
Os atendimentos começam a partir das 8h. Para participar, os interessados precisam apenas apresentar um documento pessoal e o cartão do SUS.
O Programa
O Opera Paraíba possibilitou que mais 9 mil cirurgias fossem realizadas esse ano, sendo mais de 23.750 mil cirurgias desde o início do programa. A iniciativa do Governo do Estado vem ampliando as especialidades para atender a população que necessita de cirurgias eletivas.