OMS se reúne para discutir nova variante da Covid localizada na África
Confira o que já se sabe sobre a nova cepa da covid que tem mais mutações
Por Dennison Vasconcelos
Publicado em
A Organização Mundial da Saúde se reúne nesta sexta-feira (26) para discutir se declara a nova cepa da Covid-19 localizada na África como "variante de preocupação" ou "variante de interesse". Cientistas anunciaram que a nova variante tem muitas mutações e pode ser mais transmissível. O mercado financeiro amanheceu o dia em baixa por causa desta informação. Pela manhã, ações de companhias aéreas e petróleo sofreram baixa superior a 4%.
Veja o que já se sabe sobre a nova variante:
- - A nova variante está sendo chamada de B.1.1.529, mas deve ganhar um codinome grego
- - Cientistas sul-africanos detectaram mais de 30 mutações na proteína spike, a parte do vírus que ajuda a criar um ponto de entrada para o coronavírus infectar células humanas.Em comparação, a variante Beta e Delta têm, respectivamente, três e duas mutações. Esta última se originou na Índia e causou a segunda onda devastadora no ano passado.
- - Até agora, foram confirmados 77 casos na Província de Gauteng, na África do Sul; quatro casos em Botsuana; e um em Hong Kong de morador que fez uma viagem à África do Sul.
- - As mutações na proteína spike podem afetar a capacidade do vírus de infectar células e se espalhar, mas também dificultar o ataque das células do sistema imunológico sobre o patógeno
- Qualquer nova variante que seja capaz de escapar das vacinas ou se espalhar mais rápido do que a agora dominante variante Delta pode representar uma ameaça significativa quando o mundo sair da pandemia.
Veja mais: