OMS afirma que Mpox não é mais uma emergência sanitária mundial
A OMS afirma que a mudança no status se dá devido a queda nos casos da doença em todo o mundo
Foi anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta quinta-feira (11), que a Mpox, popularmente conhecida como "varíola dos macacos" não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). A divulgação se dá menos de uma semana após a organização afirmar que a covid-19 também não é mais uma emergência de saúde internacional.
A OMS afirma que a mudança no status se dá devido a queda nos casos da doença em todo o mundo. Em coletiva, o diretor geral da organização, Tedros Adhanom, afirmou que o vírus continua afetando grupos específicos, a exemplo de comunidades países do continente africano e pessoas que vivem com HIV, que não recorrem a tratamentos de saúde.
"Assim como com a Covid-19, isso [esse rebaixamento do status] não significa que o nosso trabalho acabou. A mpox continua a representar desafios significativos de saúde pública que precisam de uma resposta robusta, proativa e sustentável", concluiu Tedros Adhanom.
Segundo a OMS, mais de 87 mil casos de mpox foram confirmados em todo o mundo, desde janeiro de 2022. Além disso, 140 mortes também foram contabilizadas.
Imagem de Freepik
Leia também: