O Novo Ensino Médio vai mudar?
Ministério da Educação (MEC) propôs mudanças no Novo Ensino Médio.
O Novo Ensino Médio traz mudanças na grade curricular e oferta de disciplinas optativas em todas as escolas do país. Há dois anos, o novo modelo do ensino médio aumenta a carga horária, muda a distribuição de disciplinas e possibilita que alunos escolham em quais áreas vão se aprofundar. Pela lei, aprovada em 2017, as escolas devem oferecer diferentes itinerários formativos para os estudantes, dentro de quatro grandes áreas: ciências humanas e sociais, linguagens, ciências da natureza e matemática. “A proposta dos itinerários é que o estudante tenha contato com esta área do conhecimento e, de certo modo, já introduzir um pouco os cursos universitários que estão incluídos dentro desta área”, explica o diretor geral do Colégio Marista PioX.
Em agosto, o MEC apresentou, os resultados da consulta pública elaborada nos últimos quatro meses. A proposta sugere ampliação da carga horária das disciplinas obrigatórias e redução do número de itinerários formativos ofertados pelas redes. Mesmo diante desse cenário, Aloirmar afirma que as mudanças não afetam a metodologia do Colégio Marista Pio X.
“É claro que nós já fizemos vários ajustes desde que implantamos o Novo Ensino Médio. Porque uma coisa é o desenho, a modelagem criada, outra coisa é a escuta dos estudantes, dos professores, um ajuste que precisa ser feito. Mas o cuidado grande é para que a proposta seja legal, devido ao compromisso que nós temos com a escrituração escolar”, reforça o diretor.
Para oferecer o melhor ensino é preciso que os professores estejam capacitados para as mudanças. Segundo a coordenadora pedagógica, Claudia Lucena, o colégio investe na formação continuada deles. “Quando a lei foi aprovada já estávamos estudando há muito tempo. E assim, de fato, nós estamos preparados para o que der e vier. Mesmo que a prova mudasse em 2024, que não vai mudar, nossos professores estão preparados para o novo modelo”, afirma.